São Maximiliano Maria Kolbe – Mártir da Caridade – Patrono da Imprensa

São Maximiliano

Raymond Kolbe, filho de Júlio Kolbe e Maria Dabrowska, nasceu aos 8 de janeiro de 1894, em Zdunska Wola, perto de Lódz, na Polônia. Por volta dos nove anos, ajoelhado diante do oratório, apareceu-lhe a Virgem Maria, segurando uma flor branca – representando a virgindade – e uma vermelha – simbolizando o martírio – e perguntou-lhe qual preferia; ele, angustiado pela difícil escolha, respondeu: “As duas”.

 

Aos 13 anos, entrou no seminário dos Frades Menores Conventuais, onde recebeu o nome de Maximiliano Maria. Enviado a Roma para obter doutorado em filosofia e teologia, em 1917, movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. No ano seguinte, 1918, foi designado para lecionar no Seminário Franciscano, em Cracóvia.Mas o amor por Maria  e seu apostolado Mariano, começou a evangelizar através da imprensa escrita e através de rádio também. Em 1922, sem recursos financeiros, fundou uma revista mensal intitulada “Cavaleiro da Imaculada”, chegando a incrível marca de 1.000.000 de exemplares. Seguiu-se com outras publicações como revistas para crianças ou para os fieis latino-americanos. Verdadeiramente o carisma presente em São Maximiliano era o da imprensa.

Em 1931 aceitou a tarefa proposta pelo Santo Padre de ajudar na evangelização ao redor do mundo e foi para o Japão. Em Nagasaki fundou a revista “Cavaleiro da Imaculada” que se tornou famoso no meio católico. O sonho de São Maximiliano era de espalhar pelo mundo  a devoção a Imaculada. No entanto teve de retornar  a Polônia no inicio da Segunda Guerra Mundial.São Maximiliano

Em setembro de 1939, Frei Maximiliano e cerca de 40 outros frades foram levados para os campos de concentração. Na celebração da Imaculada Conceição do mesmo ano foram libertos. Mas os nazistas tinham uma preferência maior por judeus e padres.

A Gestapo permitiu uma impressão final do “Cavaleiro da Imaculada”, em dezembro de 1940, para poder incrimina-lo. Em Maio de 1941, foi levado ao campo de extermínio de Auschwitz. Nestes campos, milhares de pessoas foram exterminados.

Quando o chefe militar viu Frei Maximiliano vestido de hábito religioso, ficou furioso. Agarrou o crucifixo do frade e, puxando-o, gritou: “E tu acreditas nisso?” “Creio, sim!” Uma tremenda bofetada seguiu a resposta de Frei Kolbe. Três vezes repetiu-se a pergunta. Três vezes Maximiliano confessou sua fé. Três vezes levou bofetada.Frei Maximiliano demonstrava profunda devoção a Imaculada e em contra ponto aos horrores dos nazistas ele perdoava e aconselhava os prisioneiros e confiar em Maria Santíssima e orar pelos assassinos. Os judeus tinham o direito de viver duas semanas e os padres um mês. Frei Maximiliano era conhecido pela caridade mesmo nos momentos mais difíceis. Dava seu alimento a quem precisa e era o último a ser atendido pela enfermaria, mesmo tendo tuberculose. Dizia : “O ódio não é a força criativa; a força criativa é o amor”.

Um prisioneiro escapou com sucesso da mesma seção onde Frei Maximiliano estava detido. Em represália, o comandante ordenou a morte por inanição de 10 prisioneiros, escolhidos aleatoriamente. O sargento Franciszek Gajowniczek, que fora escolhido para morrer, gritou lamentando que nunca mais veria a esposa e os filhos. Então, saiu da fila o prisioneiro nº 16670, pedindo ao comandante o favor de poder substituir aquele pai de família. O comandante perguntou, aos berros, quem era aquele “louco”, e, ao ouvir ser um padre católico, aceitou o pedido.São Maximiliano

Os 10 prisioneiros, despidos, foram empurrados numa pequena, úmida e totalmente escura cela dos subterrâneos, para morrer de fome. Durante 10 dias Frei Maximiliano conduziu os outros prisioneiros com cânticos e orações, e os consolou um a um na hora da morte. Após esses dias, como ainda estava vivo, recebeu uma injeção letal. Era o dia 14 de agosto de 1941.

O corpo de Maximiliano Kolbe foi cremado e suas cinzas atiradas ao vento. Numa carta, quase prevendo seu fim, escrevera: “Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”.

Ao final da Guerra, começou um movimento pela beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe, que ocorreu em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI. Em 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, que sobreviveu aos horrores do campo de concentração, São Maximiliano foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como mártir da caridade. Por seu intenso apostolado, é considerado o patrono da imprensa.

“Toda a vida de Maximiliano está marcada pelo encanto de duas coroas: a coroa branca da inocência e a coroa vermelha do martírio. O branco e o vermelho, cores da bandeira polonesa, símbolos da Imaculada e do Espírito Santo, da pureza e do amor, são as cores desta vida exemplar, a bandeira de uma humanidade mais autêntica e mais fraterna”, assim comenta Luciano Marini no “L’Osservatore Romano”, no dia 10 de outubro de 1982.

16 comentários em “São Maximiliano Maria Kolbe – Mártir da Caridade – Patrono da Imprensa”

  1. Eu nunca fui católico. Fui criado como testemunha de Jeová, as quais eu desisiti após extensa pesquisa…. Embora seja metódico, admito … sou dependente quìmico. Fiquei menos de 24 hoas num núcleo em Rio Grande da Serra, SP, para presenciar enormes contradições. Eu nunca fui católico na vida, Não sei rezar nada do catolicismo. Eu não entendi nada e me senti vigiado o tempo inteiro. Eu quero entender como funciona a única institução que me aceitoiu… não consegui … eu não sei orar “ave Maria”, não entendo do terço e dos “mistérios” dele .. eu não sei…. eu não nasci nessa tradição. Eles me acham arrogante … eu sei … mas eu realmente não etendi nada.
    eu não sei nem do que se trata o terço. . As vezes eu acho que sou apenas alguém orgulhoso demais … como minha família costuma dizer…
    O meu amigo Wlllingtom e o coordenador Rogério são bons mas parecem não saber o que fazer. Está faltando, julgo eu, altoridade.
    Por faver ….. façam alguma coisa.
    Eu apostei … minha família esta irada comigo ….
    mas não acho que dava…
    Eu nunca fui católico e parece que ninguém pode me ajudar….
    Atenciosamente.
    André Felix.
    espero uma resposta.
    Com carinho,
    Andre felix

    e

    1. Irmão! Tenho um imensso prazer em responder por esse pedido de socorro espiritual. Antes de mais nada quero me aprasentar:
      – Meu nome é Eduardo sou agente da Pastoral da Sobriedade aqui na minha comunidade. Também sou um dependente quimico em recuperação, todos os dias tenho que me lembrar, de que Cristo morreu na cruz por mim, e que Ele ficaria muito triste de me ver fumando e bebendo novamente, graças a esse pensamento introduzido dentro de mim pela pastoral eu tenho tido forças de lutar contra o meu vicio e de ajudar pessoas a se libertarem dos seus.
      Sou Catolico des de pequeno, mais isso não me impedil de largar a caminhada e viver todas as porcarias que o mundo oferece; drogas, bebidas, cigarro e outras coisas abominaveis, aos olhos de Deus.
      Retornei a Igreja Unica e Santa por intermedio da Virgem Maria, por que Ela sabia do meu valor.( o mesmo valor não reconhecido pela minha familia e supostos amigos que eu também achava que tinha eu estava desacreditado pela sociedade que achava que eu me tornria um marginal.) Mais pela interceção de Nossa Senhora de Fatima fui curado de todas as feridas espirituais e corporais, ai eu pude ver o grande valor da Igreja Católica na minha vida hoje graças a Deus e ao Nosso Senhor Jesus Cristo estou renovado e minha familia também. espero que meu testemunho te sirva de consolo, e que você continue buscando por respostas. Pesso tambem que você procure em sua comunidade Paróquial se existe a Pastoral da Sobriedade?
      se não procure juntamente com seu paróco como implantala ai perto d vocês.
      Amado que Deus te ilumine e te guarde,
      Te dê a Paz e a Alegria de Viver,
      Que o Espírito Santo seja tua Força,
      E que a Virgem seja sua guia!!! Aleluia, Aleluia, Aleluia. Amém

    2. Querido irmão André. Espero em Deus que você ainda esteja disposto a encontrar respostas às suas inquietudes – “quem persevera até o fim encontra salvação”. Sou católico desde pequeno e venho de uma família que sempre orou com o terço – meus pais ainda hoje o fazem cada dia! O importante, para mim, é rezar COM MARIA e COMO MARIA: “contemplando os acontecimentos de Cristo e meditando no coração” como atestam as Escrituras. Por isso, o rosário é uma meditação dos MISTÉRIOS DA FÉ – da Encarnação à Glorificação.
      Mas também creio que haja outras formas – talvez mais satisfatórias pessoalmente – de meditar os mistérios da fé como Maria. E com Ela, nossa Mãe-intercessora junto ao Filho – como em Caná e no Cenáculo.
      Deus o abençoe e o leve a vitórias.
      Na Páscoa do Senhor.
      Monte Alverne Fraga

  2. Olha a única e verdadeira Religião é a que segue Deus, ou seja o Cristianismo, enfim a Igreja Una Santa Católica e Apostólica Romana, o resto gente há que ser respeitado, mas é para mim e para muitos motivo de Fé e orgulho ser Católico

    Abraço a todos, principalmente aos irmãos evangélicos cada dia mais afundados em uma Seita, ou seja não é mais uma religião

    Viva São Maximiliano e Viva o Catolicismo !

      1. Caro Roberto. Nossa Igreja Católica não chama de “pragas” as outras denominações religiosas, pois isso atesta no mínimo desrespeito. Não é preciso atacar os diferentes, basta mostrarmos a grandeza de como vivemos a fé católica. Ao nos denominarmos “verdadeira”, estamos chamando as outras de mentirosas e Jesus mesmo nos pede para não querer separar “joio do trigo”; esta tarefa é de Deus!
        No mais, perseverança e que a Páscoa do Senhor nos anime sempre.
        Monte Alverne Fraga

  3. Ola André ficamos sensibilizados com o seu relato, mas temos algumas duvidas sobre o que voce realmente quer saber sobre o catolicismo, porque ninguem pode te ajudar?,esse núcleo de que voce fala que núcleo é esse? Que contradições são essas?,Onde voce se sentiu vigiado o tempo todo e porque?,Que instituição é essa que voce fala que te aceitou?Gostariamos de tentar te ajudar aguardamos o seu contato .
    Um Abraço e fique com Deus.

  4. Prezados amigos

    a verdadeira Igreja de cristo é a Catolica apostila romana, a verdadeira Fé se encontra em Jesus e Maria, as duas bases da Nossa Fé Catolica

    que me perdoem os nossos irmãos evangelicos, mas essas seitas so visam ter lucros financeiros sob esse povo tão sofrido.

    VIVA A FÉ CATOLICA

  5. Muito boa matéria sobre o Mártir da Caridade!
    Que São Maximiliano Maria Kolbe interceda por todos nós e que no céu continue “conquistando o mundo para Cristo pela Imaculada” porque “a força criativa é o amor!”
    OBS: Ao André Felix digo somente uma coisa: Ame!

    “…nada resta ao final, do caminho da vida… a não ser o amor!” (Ir. Mirian T. Kolling em “Não esqueçam o amor”)

  6. Bom Dia… Por favor , façam oração por mim.. estou vivendo uma grande tribulação e preciso que JEsus Cristo po intercessão de Nossa Senhora e de São Maximiliano ,me libertem.. Gosto muito de São Maximiliano e adorei a leitura… Abraços.

  7. sou maximiliano de cachoeira dos indios na paraiba queria muito uma reliquia de são maximiliano pois sou devoto dele e nossa senhora

  8. paz e fé! São maximiliano kolbe, dileto do imaculado coraçao de maria! Amados eu gostaria muito de receber um graça, que é uma reliquia de são Maximil Kolde… Será que a uma possibilidade. Deus vos abençoe e guarde

  9. tive a graça de orar diante da reliquia deste grande santo no santuario de Nossa Senhora Rosa Mistica. Este santuario guarda uma preciosa reliquia deste santo martir.

Deixe um comentário