Os “Irmãos” de Jesus: Maria teve Outros Filhos?

Por Cláudio Pinto

Fonte: A Barca de Jesus

O objetivo desta matéria é demonstrar que Maria que não teve outros filhos além de Jesus, tendo permanecido virgem, mesmo após o nascimento de Jesus. Para tanto, lancei mão de textos que colecionei de várias fontes, tais como os exuberantes sites do Agnus Dei e do Veritatis Splendor, além de escritos de Dom Estevão Bettencourt, debates na lista de discussão do Veritatis Splendor e algumas observações minhas.

Parte I: Textos que Comprovam que Jesus era Filho Único

1. A Bíblia só chama a Jesus de Filho de Maria 

Em nenhuma passagem da Bíblia, ninguém é chamado de “filho de Maria”, a não ser Jesus. E, ainda, de ninguém Maria é chamada “Mãe”, a não ser de Jesus. Em Mc 6,3 é dito: “o filho de Maria” (com artigo, dando idéia de unicidade). A expressão grega implica que Ele era seu único filho. O Evangelho nunca diz “a mãe de Jesus com seus filhos”, embora isso fosse natural, especialmente em Mc 3,31 e At 1,14, se ela tivesse outros filhos.

2. Maria fez Voto de Virgindade

Em Lc 1,34 Maria pergunta: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?”.

A pergunta que Maria fez seria inadimissível em uma jovem desposada no momento em que lhe anunciavam o nascimento de um filho futuro. Esta pergunta só tem sentido se considerarmos que ela fizera voto de virgindade, uma vez que, embora estivesse desposada, ela afirma: “eu não conheço varão”. O anjo, porém, não a libera do voto, mas diz que se tratará de uma conceição milagrosa.O voto de virgindade feito por Maria é também insinuado num apócrifo: o Protoevangelho de Tiago (120 dC).

3. Jesus Entregou Maria ao Discípulo João

Era costume judeu que os filhos cuidassem da mãe. Ao morrer o irmão mais velho, caberia aos demais filhos o cuidado da mãe. Porém, Jesus pede que o discípulo João, membro de outra família, cuidasse de sua mãe (Jo 19,26-27). Não haveria necessidade de tal preocupação e tal atitude seria inadmissível se Jesus tivesse outros irmãos.

4. Aos 12 Anos, não há Indícios de Irmãos na Festa da Páscoa

Quando Jesus foi a festa da Páscoa em Jerusalém, com a idade de 12 anos (Lc 2,41-51), não se menciona a existência de outros filhos, embora toda a família tivesse peregrinado junto durante uns 15 dias. Ora, Maria e José não poderiam ter deixado em casa, por tanto tempo, filhos tão pequenos.

5. O Testemunho da Sagrada Tradição

A Sagrada Tradição da Igreja sempre ensinou a Virgindade perpétua da mãe de Nosso Senhor. Eis alguns testemunhos dos primórdios do cristianismo:

Santo Inácio de Antioquia ( Século I ): “E permaneceram ocultos ao príncipe desse mundo a virgindade de Maria e seu parto, bem como a morte do Senhor: três mistérios de clamor, realizados no silêncio de Deus” (Carta aos Efésios, PG. V, 644 ss.)Santo Irineu (130 a 203 dC): “Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a fim de que uma virgem feita advogada de uma virgem, apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem”. (Contra as Heresias)

Santo Atanásio (295 a 386 dC): “Jesus tomou carne da SEMPRE virgem Maria”.Dídimo (386 dC): “Nada fez Maria, que é honrada e louvada acima de todas as outras: não se relacionou com ninguém, nem jamais foi Mãe de qualquer outro filho; mas, mesmo após o nascimento do seu filho [único], ela permaneceu sempre e para sempre uma virgem imaculada”. (“A Trindade 3,4”) São Jerônimo (340-420 dC): “Cristo virgem e Maria virgem consagraram os princípios da virgindade em ambos os sexos”.Santo Agostinho (354 a 430 dC): “Então, o Senhor tem irmãos? Será que Maria teve ainda outros filhos? Não! De modo algum! (…) Qual é, pois, a razão de ser da expressão “irmãos do Senhor”? Irmãos do Senhor eram os parentes de Maria”. (Comentário do Evangelho de São João, X, 2)

Santo Agostinho: “Concebeu-O [a Cristo Jesus] sem concupiscência, uma Virgem; como Virgem deu-lhe à luz, Virgem permaneceu”. (Sermão sobre a Ressurreição de Cristo, segundo São Marcos, PL XXXVIII, 1104-1107)

6. A Fé dos Reformadores Protestantes

Martinho Lutero:

Sobre Mt 1,25: “Destas palavras não se pode concluir que após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isso.” (Obras de Lutero Ed. Weimar, Tomo 11, p.323)

No fim de sua Vida: “Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá a luz. Este artigo da fé é milagre divino.” (Sermão Natal 1540: WA 49,182)

João Calvino:

“Jesus é dito primogênito unicamente para que saibamos que Ele nasceu da Virgem” (CO 45,645)“Certas pessoas têm desejado sugerir desta passagem [Mt 1,25] que a Virgem Maria teve outros filhos além do Filho de Deus, e que José teve relacionamento íntimo com ela depois. Mas que estupidez! O escritor do evangelho não desejava registrar o que poderia acontecer mais tarde; ele simplesmente queria deixar bem clara a obediência de José e também desejava mostrar que José tinha sido bom e verdadeiramente acreditava que Deus enviara seu anjo a Maria. Portanto, ele jamais teve relações com Maria, mas somente compartilhou de sua companhia… Além disso, N.Sr. Jesus Cristo é chamado o primogênito. Isto não é porque teria que haver um segundo ou terceiro [filho], mas porque o escritor do Evangelho está se referindo à precedência. Assim, a Escritura está falando sobre a titularidade do primogênito e não sobre a questão de ter havido qualquer segundo [filho]” (Sermão sobre Mateus, 1562).

Zvínglio:“Creio firmemente que, segundo o Evangelho, Maria, como Virgem pura, gerou o Filho de Deus e no parto e após o parto permaneceu para sempre Virgem pura e íntegra.” (Zvínglio Opera 1,424) “Os irmãos do Senhor eram os amigos do Senhor” (ZO 1,401)  

Parte II: Respondendo às Objeções Protestantes

7. Quem Seriam os “Irmãos” de Jesus?

Há vários textos no NT que mencionam os “irmãos de Jesus”: Mt 12,46-50; 13,55; Mc 3,31-35; Lc 8,19-21; Jo 2,12; 7,2-10; At 1,14; Gl 1,19; 1Cor 9,5. Vejamos, por exemplo, Mc 6,3:“Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E as suas irmãs não estão aqui entre nós?”

O que dizer?A expressão “irmãos de Jesus” foi concebida, não em ambiente grego, mas no mundo semita, onde a língua falada era o aramaico. Ora, em aramaico (e também em hebraico), a palavra “irmãos” (se escreve “ah”), designa não somente os filhos dos mesmos pais, mas também, os primos ou até parentes mais remotos. No AT há 20 passagens que atestam o amplo significado da palavra “irmão”. Vejamos alguns exemplos:Primeiro Exemplo:Gn 11,27: “Taré gerou Abrão, Nacor e Arã. Arã gerou Ló.”

Logo, Ló é sobrinho de Abrão, como confirma Gn 12,5: “Abrão tomou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, …”. Vejamos agora o que diz Gn 13,8:“Abrão disse a Ló: Que não haja discórdia entre mim e ti, … , pois somos IRMÃOS.”Segundo Exemplo:

1Cr 23,21-23: “Os filhos de Merari foram Moholo e Musi. Os filhos de Moholi foram Eleázaro e Cis. Eleázaro morreu sem ter filhos, mas apenas filhas. Os filhos de Cis, SEUS IRMÃOS, as tomaram por mulheres.”

Ora, como Eleázaro e Cis eram verdadeiros irmãos, então os filhos de Cis não eram irmãos das filhas de Eleázaro, mas sim primos. No entanto, a Bíblia utiliza o conceito amplo da palavra “ah” para chamá-los de irmãos, embora fossem primos.

Terceiro Exemplo:Gn 29,15: “Então Labão disse a Jacó: Por seres meu IRMÃO, irás servir-me de graça?”Seria Labão irmão de Jacó? Não! Era seu tio. Confira:

Gn 29,10: “Logo que Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, aproximou-se…”

Leia também: 1Cr 15,4-10.

Em conclusão, o uso dos termos “irmãos e irmãs” de Jesus, na verdade, designam simplesmente que se trata de parentes de Jesus, pois o termo hebraico “ah” (traduzido por “irmão”) possui este sentido amplo. Portanto, não eram filhos de Maria, mas sim parentes de Jesus, provavelmente seus primos ou filhos do viúvo José.

8. Mas o NT foi Escrito em Grego e não em Aramaico. E aí?

Em grego existem palavras definidas para irmão (ADELPHOS) e primo (ANEPSIOS). Paulo conhecia muito bem o grego pois chegou a discursar com muita eloquência num aerópago grego. Certamente, os autores sagrados conheciam muito bem as palavras ADELPHOS e ANEPSIOS. Inclusive, Paulo chegou a usar o termo ANEPSIOS (primo) em Cl 4,10:“Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o PRIMO de Barnabé”

E ainda: “Saudai a Herodião, meu PARENTE” (Rm 16,11)O mesmo se pode dizer do livro de Tobias, escrito em grego: “Como este jovem é parecido com meu PRIMO” (Tb 7,2)

Portanto, se os “irmão do Senhor” fossem primos de Jesus, ao escrever o NT em grego, os autores sagrados usariam a palavra ANEPSIOS (primo), e não ADELPHOS (irmão). Porém, o NT sempre se refere aos “irmãos do Senhor” usando o termo ADELPHOS (irmão) e nunca ANEPSIOS (primo).O que dizer?

Ocorre que os escritores sagrados quiseram preservar o sabor semítico da palavra aramaica “ah” (“irmão” para qualquer grau de parentesco próximo) ao fazer a tradução para o grego. A expressão semita “irmãos do Senhor” já era muito usual entre os cristãos (como demonstra as várias inserções no NT) e os apóstolos quiseram preservá-la, pois “ah” é diretamente traduzido para o grego por “ADELPHOS”. Um contexto, portanto, bem diferente das passagens de Paulo e Tobias acima citadas, pois nestes casos Paulo e Tobias não estavam traduzindo um termo hebraico para o grego. Esta preservação do aramaico ou do sabor semita na tradução para o grego ocorre também em outras passagens do NT. Vejamos algumas:– Pedro, em algumas passagens é chamado pelo nome CEFAS (pedra em aramaico), preservando assim o sabor semita com que os discípulos se acostumaram a chamar Pedro.

– Lc 14,26: “Se alguém vem a mim e não ODEIA seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, sim, até a própria vida, não pode ser meu discípulos”Teria Jesus pregado o odio? Óbvio que não! Ocorre que o aramaico não tem estruturas de comparação, tipo “amar mais” ou “amar menos”. Jesus, portanto, usou o vocábulo aramaico que traz a idéia de “amar menos” (ou seja, o mesmo que é traduzido por “odiar”), e que foi traduzido para o grego mantendo o sabor semita. Lucas podia usar a estrutura grega correspondente a “amar menos”, mas tal como no caso dos “irmãos do Senhor”, optou por manter o sabor semita do ensinamento, embora houvesse no grego termos mais apropriados.

– São Paulo cita Ml 1,2-3: “Eu amei Jacó e ODIEI Esaú” (Rm 9,13).Obviamente, a tradução correta seria: “Eu amei mais a Jacó do que a Esaú”. Porém, Paulo mantêm o semitismo, embora o grego em que escreveu lhe proporcionasse termos mais adequados.

– Em várias passagens, São Paulo frequentemente faz uso do termo grego “dikaiosyne” não na forma estrita utilizada pelo sentido grego, mas na forma ampla do sentido hebraico de “sedaqah”.– Lucas utiliza com frequencia o aditivo “kai” (“e”, em português), que reflete o aditivo hebraico “wau”. Ex: Lc 5,1 “… E ele se encontrava de pé …”. A palavra “e” poderia existir no hebraico, mas não no grego, nem mesmo no aramaico. Lucas nos diz que tomou grande cuidado, conversou com testemunhas oculares e checou relatos escritos sobre Jesus. Estes relatos escritos poderiam estar em grego, hebraico ou aramaico. Estas estranhas estruturas usada por Lucas em alguns pontos parece demonstrar que ele usou, em certos momentos, documentos hebraicos e os traduziu com extremo cuidado, tão extremo a ponto de manter a estrutura hebraica no texto grego. Lucas sabia como escrever em grego culto, como demonstra certas passagens. Mas por que escreveu assim? Certamente por causa de seu extremo cuidado, para ser fiel aos textos originais que usava.

Há muitos outros lugares no NT onde devemos considerar o fundamento hebraico para obter o sentido correto do grego. Demos apenas alguns exemplos que são suficientes para mostrar como os escritores do NT escreveram em grego mantendo o sabor semita das expressões, embora o grego tivesse estruturas e vocábulos mais apropriados, tais como “primos” em lugar de “irmãos”.Em acréscimo, podemos observar que quando o AT foi traduzido para o grego (versão dos Setenta), alguns séculos antes de Cristo, o termo aramaico “ah” sempre foi traduzido para o grego ADELPHOS (irmão), mesmo quando era evidente que não se tratava de filhos da mesma mãe, mas sim de parentes próximos. Por exemplo, conforme visto acima, em Gn 13,8 “ah” deveria ser traduzido para o grego correspondente a “parentes” (tio e sobrinho), mas preservou-se o sabor semita “irmãos”. Portanto, não se deve admirar o fato do hagiógrafo do NT manter o sabor semita do vocábulo “ah” referente aos parentes, pois este também foi o critério usado na tradução do AT, alguns séculos antes de Cristo nascer. O linguajar grego da Versão dos Setenta, que conservava seu fundo semita, influiu profundamente na linguagem dos escritores do NT, familiarizados que estavam com a tradução dos Setenta. E quando se traduz a Bíblia para as línguas modernas, português, inglês, etc., o termo correspondente a “irmão” também é mantido mesmo nos casos onde é evidente que não se tratam de filhos dos mesmos pais, mas sim de parentes.  

9. Mas o Profético Salmo 68 Afirma: “os filhos de sua mãe”!

O Salmo 68 é um salmo profético, pois o versículo 10 é aplicado à Jesus pelos discípulos em Jo 2,17: “O zelo pela tua casa me consumiu”. Dessa forma, se o versículo 10 foi aplicado a Jesus, muitos sugerem que o versículo 9 também deve ser aplicado, pois está adjacente ao versículo 10. Vejamos o que diz o versículo 9:

“Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe.”Observe: “para os filhos de minha mãe”! Daí muitos concluem que Maria teve outros filhos além de Jesus.

O que dizer?Ocorre, porém, que dado um contexto que contenha um versículo profético, se é verdade que todos os versículos deste contexto sejam todos igualmente proféticos, então o versículo 6 deste Salmo também deveria ser profético e aplicado a Jesus, pois pertence ao mesmo contexto dos versículos 9 e 10. Mas o que diz o versículo 6 ?“Vós conheceis, ó Deus, a minha insipiência, e minhas faltas não vos são ocultas.” (Sl 68,6)No salmo 68, o sujeito dos versículos 9 e 10 é o mesmo sujeito do versículo 6. Se o versículo 9 deve ser aplicado a Jesus porque o versículo 10 foi, então o versículo 6 também teria que ser, pois pertencem ao mesmo contexto. Mas o versículo 6 é a confissão de um sujeito insipiente e pecador. Porém, o NT nos garante que Jesus jamais cometeu um pecado (Jo 8,46; Hb 4,15; 1Pd 2,22; Is 53,9; 1Jo 3,5). Logo, concluímos que se um versículo do At for aplicável a Jesus (ou a alguém ou a algum fato do NT) não significa que todo os versículos adjacentes a ele (ou todo o contexto onde ele está inserido), também sejam obrigatoriamente proféticos e igualmente aplicáveis. No caso citado, o versículo 10 é aplicado a Jesus, mas os versículos 6 e 9, não.

Em acréscimo, observe o versículo 22 deste mesmo salmo. Ele também é profético e aplicado a Jesus (Mt 27,34; Jo 19,29). Igualmente os versículos 23, 24 e 26 são todos proféticos. Porém, enquanto o 23 e 24 são aplicado a Israel (Rm 11,9s), o versículo 26 é aplicado a Judas (At 1,20). Isto também comprova que os versículos são aplicados a sujeitos distintos sem qualquer vínculo com o contexto onde se encontra. E ainda, neste mesmo contexto, observe como os versículos 25, 28 e 29 destoam profundamente de Lc 23,34. Novamente observamos que não é porque alguns versículos são proféticos e aplicáveis ao NT que todos os versículos adjacentes o devem ser. Portanto, o versículo do Sl 68,9 não garante que Maria tenha tido outros filhos.  

Parte III: Ainda Respondendo às Objeções Protestantes

10. A Bíblia diz: “Até que…” (Mt 1,25)

“José não conheceu Maria (= não teve relações com Maria) ATÉ QUE ela desse à luz um filho (Jesus)”.Significa isto que, depois de ter dado à luz a Jesus, Maria teve relações conjugais com José?

Não necessariamente. A expressão “até que” corresponde ao grego “heos hou” e ao hebraico “ad ki”. Esta partícula designa apenas o que se deu (ou não se deu) no passado, sem indicação do que havia de acontecer no futuro. Ou seja, a passagem quer afirmar que Jesus nasceu sem que José e Maria tivessem relações. O termo grego “heos hou” (“até que”) nada insinua se depois que Jesus nasceu houve ou não relação entre Maria e José, mas simplesmente relata algo que ocorreu no passado, no caso, Mateus quis relatar o fato extraordinário de que Jesus nasceu estando sua mãe virgem. Vejamos diversos casos semelhantes:2Sm 6,23: “Micol, filha de Saul, não teve filhos ATÉ a morte.” Não significa que, após morrer, tenha tido filhos.

Sl 109,1: Deus Pai convida o Messias a sentar-se à sua direita ATÉ QUE Ele faça dos seus inimigos o escabêlo dos seus pés. Isto não significa que, após vencidos os inimigos, o Messias deixará de se assentar à direita do Pai.Gn 28,15: “Diz o Senhor a Jacó: Não te abandonarei ATÉ QUE eu tenha realizado o que te prometi.” Certamente Deus não abandonou Jacó depois de cumprir as suas promessas.

Dt 34,6: Moisés foi enterrado “e ATÉ hoje ninguém sabe onde se encontra sua sepultura”. Isto era verdade no dia em que o autor do Deuteronômio relatou o fato; e continua sendo verdade ainda hoje.1Tm 4,13: O Apóstolo pede para que Timóteo se devote à leitura, exortação e ensinamento “ATÉ eu (Paulo) chegar”. Isso não quer dizer que Timóteo deveria parar de fazer tais coisas após a chegada de Paulo.

Mt 13,33: “O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que [heos hou] tudo esteja levedado.” Isso não quer dizer que depois que levedou ja não havia mais 3 medidas de farinha.Mt 26,36: “Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto [heos hou] vou além orar.” Observe que Jesus ordena para que os discípulos esperem sentados. Isto não significa que, ao retornar da oração, eles deveriam novamente se levantar. Não! Quando Jesus voltasse, eles poderiam permanecer sentados conversando, ou irem durmir ou se levantarem. Observe como o HEOS HOU nada nos informa sobre o estado futuro.

Lc 24,49: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que [heos hou] do alto sejais revestidos de poder.” Quer dizer que, após Pentecostes, todos os apóstolos saíram de Jerusalém? De modo algum. Observe como HEOS HOU refere-se apenas ao passado, sem nada indicar sobre o futuro. A ordem de Jesus era para que antes de Pentecostes não saíssem de Jerusalém de modo algum. Depois, pouco lhe importa se permaneceriam ou se sairiam dali.Alguns protestantes, porém, ainda contra-argumentam afirmando que no período entre 100 AC e 100 DC (época em que o NT foi escrito), a partícula “até que” (HEOS HOU, em grego) não era usada sem fazer referências ao futuro. Este argumento também é falso. Podemos citar, por exemplo, um escrito da época citada que diz:

“E Aseneth foi deixada com as sete virgens, e continuou a ser oprimida e a chorar ATÉ (HEOS HOU) o sol se pôr. E não comeu pão nem bebeu água. E a noite veio, e todos da casa dormiram, e somente ela estava acordada, continuando a se desesperar e a chorar.”Fonte: História “Joseph e Aneseth” de C. Burchard, que pode ser encontrada em Old Testament Pseudepigrapha. Vol. 2, Expansions of the Old Testament and Legends, Wisdom and Philosophical Literature, Prayers, Psalms, and Odes, Fragments of Lost Judeo-Hellenistic Works, ed. James H.Charlesworth, p. 215. New York: Doubleday, 1985.

Notamos pelo contexto que Aneseth chorou até o pôr do sol, mas que ela continuou a chorar pela noite. Eis um caso clássico, da época de Cristo, onde “heos hou” não implica em mudança de ação futura, pois o próprio contexto não dá margem a qualquer outra possibilidade. Portanto, ou “heos hou” termina o ato, ou o continua. Neste exemplo ele certamente não terminou o ato, senão é fato que Aneseth deveria ter parado de chorar, e não continuado, depois que o sol se pôs.Todos esses exemplos são casos em que se faz referência ao passado, sem referências do futuro. Essa locução era frequente entre os semitas e foi usada em Mt 1,25. A tradução mais clara deste versículo seria “Sem que José tivesse tido relações com Maria, ela deu à luz um filho”.

11. Se Jesus era o Primogênito, então foi o Primeiro de outros Filhos

Lc 2,7: “Maria deu à luz o seu filho primogênito”

Literalmente, “primogênito” é o primeiro filho, independente de haver ou não um segundo filho. Em hebrico “bekor” (primogênito) podia designar simplesmente “o bem-amado”, pois o primogênito é certamente aquele dos filhos no qual durante certo tempo se concentra todo o amor dos pais. Além disto, os hebreus julgavam o primogênito como alvo de especial amor de Deus, pois devia ser consagrado ao Senhor (Lc 2,22; Ex 13,2; 34,19).A palavra “primogênito” podia mesmo ser sinônima de “unigênito” (único filho), pois um e outro vocábulos na mentalidade semita designam “o bem-amado”. Veja, por exemplo, Zc 12,10:

“Quanto àquele que transpassaram, irão chorá-lo como se chora um filho unigênito; irão chorá-lo amargamente como se chora um primogênito”Da mesma forma, Maquir que é o único filho de Manassés é chamado de “primogênito” em Jos 17,1. A descendência de Manassés é descrita em Nm 26,29-34.

Observe como “primogênito” refere-se apenas a condição do primeiro filho, sem nada afirmar sobre outros filhos:Ex 13,2: “Consagra-me todo primogênito, todo o que abre o útero materno entre os filhos de Israel. Homem ou animal será meu.”

Ex 34,19: “Todo o que sair por primeiro do seio materno será meu: Todo macho, todo primogênito das tuas ovelhas e do teu gado.”Lc 2,23: “Todo macho que abre o útero será consagrado ao Senhor”

Numa inscrição sepulcral judaica datada de 5 AC e descoberta em Tell-el-Yedouhieh (Egito), em 1922, lê-se que uma jovem chamada Arsinoé MORREU “nas dores do parto do seu filho primogênito”. Ora, se ela morreu, então não teve outros filhos além do filho dito “primogênito”. E mais ainda: no apócrifo “Antiguidades Bíblicas”, a filha de Jefté (Jz 11,29-39) ora é dita primogênita (primeira filha), ora é dita unigênita (única filha). Portanto, embora fosse a única filha, também era chamada de primogênita.E para confirmar definitivamente que o primogênito não necessariamente têm outros irmãos, São Jerônimo apresenta Lc 2,22-24 que diz:

“Concluídos os dias da sua purificação, de acordo com a lei de Moisés, eles o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [como está prescrito na lei do Senhor, todo macho que abre o útero deve ser consagrado ao Senhor] e para oferecer em sacrifício de acordo com o que é prescrito na lei do Senhor, um par de rolinhas ou duas pombas novas”Como não havia tempo suficiente, até o dia da sua purificação, para Maria conceber novamente, é certo que Jesus foi consagrado ao Senhor (lei da primogenitura) antes de ter qualquer irmão. Ora, se o primogênito fosse restrito àqueles que possuem irmãos, ninguém estaria sujeito a lei da primogenitura, enquanto não nascesse seu irmão. Mas visto que, o primeiro filho (que ainda não tem irmãos mais novos), poucos dias depois de nascer já é sujeito à lei da primogênitura, deduzimos que é chamado primogênito aquele que abre o útero da mãe e que não foi precedido por ninguém, e não aquele cujo nascimento foi seguido por outro de irmão mais novo.

Vimos, portanto, que o primeiro filho homem será consagrado a Deus. Este é o primogênito. Mesmo que não seja o primeiro filho, mas se for o primeiro filho homem, ele é o primogênito. E, se for o único filho, ele também é o primogênito porque foi o primeiro e único. Enfim, o termo “primogênito” possui o mesmo modo de falar de Mt 1,25: “primogênito” vem a ser apenas o filho antes do qual não houve outro, não necessariamente aquele após o qual houve outros.

12. Se Maria fez voto de virgindade, como pode ter desposado José?

Santo Agostinho explica:“O que tornou a virgindade de Maria tão santa e agradável a Deus não foi porque a concepção de Cristo a preservou, impedindo que sua virgindade fosse violada por um esposo, mas porque antes mesmo de conceber ela já a tinha dedicado a Deus e merecido, assim, ser escolhida, para trazer Cristo ao mundo.

É o que indicam as palavras de Maria em resposta ao anjo que lhe anunciava a maternidade: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?” (Lc 1,34). Por certo, ela não teria falado assim, se não houvesse consagrado anteriormente sua virgindade a Deus. Mas como esse voto ainda não tinha entrado nos costumes dos judeus, ela fora dada em casamento a um varão justo o qual, longe de lhe tirar o que ela já havia consagrado a Deus, seria ao contrário o seu fiel guardião. Ainda que ela apenas tivesse dito: “Como é que vai ser isso”, sem acrescentar: “se eu não conheço homem algum”, não ignorava que, como mulher, não precisaria perguntar como daria à luz esse filho prometido, no caso de estar casada para ter filhos.Poderia também ter recebido uma ordem do céu de permanecer virgem, a fim de que o Filho de Deus tomasse nela a forma de escravo por algum grande milagre. Mas por estar destinada a servir de modelo às futuras virgens consagradas, era preciso não deixar parecer que unicamente ela deveria ser virgem, ela que merecera conceber fora do leito nupcial.

Assim, consagrou sua virgindade a Deus, enquanto ainda ignorava de quem havia sido chamada a ser mãe. Desse modo, ela ensinava, às outras, a possibilidade de imitação da vida do céu, em um corpo terrestre e mortal, em virtude de um voto e não de um preceito, e realizando-o por opção toda de amor, não por necessidade de obedecer. Cristo, assim, nascendo de uma virgem que, antes mesmo de saber de quem seria mãe, já tinha resolvido permanecer virgem, esse Cristo preferiu aprovar a santa virgindade a impô-la. Dessa maneira, mesmo na mulher da qual haveria de receber a forma de servo, ele quis que a virgindade fosse o efeito da vontade livre.” (A Santa Virgindade – Santo Agostinho)Vejamos, agora, o que nos diz o Papa João Paulo II:

“No momento da anunciação, Maria encontra-se então na situação de noiva. Podemos perguntar-nos porque ela tinha aceito o noivado, dado que havia feito o propósito de permanecer virgem para sempre. (…) Pode-se supor que entre José e Maria, no momento do noivado, houvesse um entendimento sobre o projeto de vida virginal.De resto, o Espírito Santo, que tinha inspirado Maria à escolha da virgindade em vista do mistério da Encarnação, e queria que esta acontecesse num contexto familiar idôneo ao crescimento do Menino, pôde suscitar também em José o ideal da virgindade.” (João Paulo II – Catequese – 17 a 24/08/1996)

Em acréscimo, lembro também que na cultura judaica uma mulher sem marido não era bem vista (veja, por exemplo, 1Cor 7,36). Desposando de José, homem justo, Maria não passaria por tal constrangimento e ainda cumpriria o voto de virgindade. Uma segunda observação, é que quando o Papa fala no ideal de virgindade de José, este ideal pode ter sido suscitado após sua viuvez, uma vez que existem relatos de que José teria tido filhos em seu primeiro casamento.

Para citar este artigo:

PINTO, Cláudio. Apostolado Veritatis Splendor: Os “Irmãos” de Jesus: Maria teve Outros Filhos?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4852. Desde 7/3/2008. 

Anúncios

60 Respostas

  1. Sou judia, nos documentos judaicos Maria não teve outros filhos, somente Jesus nazareno.E o tal josé não era marido de Maria, era tio.
    Enquanto a Jesus ser filho de D-us nós judeus divergimos, porque o D-us dos judeus é o Arcanjo Mikail, ou seja o D-us dos judeus é um, o Deus dos cristãos é outro..
    Entretanto eu respeito Jesus, sei que ele é filho do D-us pai dos cristãos com a jovem Maria, através do espírito santo.
    Cada um com seu D-us, e deve haver respeito em ambos os lados..

    • Minha cara, o protestante só acredita no que disser o pastor. E depois de ter escolhido no que deseja acreditar deste mesmo pastor, briga com o próprio e funda uma nova seita.

  2. Muito mais que respeitar ambos os lados, as pessoas deveriam sair das contradições absurdas que suas religiões pregam arrespeito de seus deuzinhos falsos.

    Assim entenderiam que não é cada um com seu deus, mas sim um único e verdadeiro Deus Jesus Cristo o Senhor, que tem todo poder no céu e na terra.

    Quem não crê e não ama o Deus verdadeiro, não pode amar ou respeitar as pessoas.

    Jesus te ama.

  3. Mateus e Lucas (Aramaico e Grego) dizem que Jesus é o filho PRIMOGÊNITO de Maria. Ora o filho primogênito é o primeiro dos filhos ao contrário de UNIGÊNITO, veja Mt 1:24,25 e Lc 2:6,7 troque a dúvida da palavra “primo” pela certeza da palavra “primogênito” sem o problema da correspondência na língua.

  4. Maria teve outros filhos! Os evangelhos de São Mateus e São Lucas (escritos respectivamente em Aramaico e Grego) dizem que Jesus é o filho PRIMOGÊNITO de Maria. Ora o filho PRIMOGÊNITO é o primeiro dos filhos do Casal ao contrário de UNIGÊNITO, conforme citado em Mateus 1:24,25 e Lucas 2:6,7. Tire a dúvida das palavras “primo e irmão” pela certeza da palavra PRIMOGÊNITO sem o problema de não encontrar palavra correspondente na tradução da língua original. Contudo, se realmente não houvesse palavra correspondente para primo, que forçasse os tradutores da Bíblia a traduzi-la por irmão, não seria admitida a tradução da palavra “prima” na passagem que o Anjo fala de Isabel para Maria, e sim “irmã”, conforme citação em Lucas 1:36, concluímos que a desculpa da tradução é mais um disfarce para confundir os que buscam a verdade. Vale FRISAR ainda que São Mateus conviveu com Jesus, com os Apóstolos e com a Santa Maria, portanto ele foi uma testemunha ocular da família de Jesus. Já São Lucas foi um Exímio Historiador que colheu as informações para o seu evangelho dos próprios Santos Apóstolos. Portanto podemos afirmar baseados nos Evangelistas que Jesus, o Santo, foi o primeiro filho da Santa Maria.

    • Alguém pode me mostrar alguma passagem bíblica que relata outra gravidez de Maria ,sem ser a de Jesus? Deus o altor de tudo que existe não iria deixar passar despercebido.

      • E alguém poderia me dizer em que creche ficaram os “irmãos de Jesus, durante os quinze dias em que êles foram à Jerusalém celebrar a páscoa, quando o Messias já tinha 12 anos e na volta para Nazaré êle perdeu-se de seus Pais?
        Com essa idade do “primogênito”, qualquer família já teria uma boa “prole” naquela época!
        Quero uma resposta convicente!

      • Se Bíblia fosse falar tudo que ocorreu em todo o tempo histórico seria anos para poder lé-la, porem se na bíblia não fala muito de maria É por que ela foi uma abençoada que apenas gerou Jesus, a Bíblia toda fala apenas de um nome o qual e o ÚNICO caminho a Deus Pai e que nos trouxe o Espirito Santo

        JESUS CRISTO

        Somente Jesus deve ser adorado, para os RELIGIOSOS
        pesquisem de onde vem a adoração a Maria, e sobre o que a BIBLIA fala sobre adoração a Ídolos de de barros e gessos.

        Por DEUS amou o mundo de tal maneira, que deu o seu FILHO unigênito, para todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna

        RELIGIÃO NÃO SALVA, MAS JESUS SIM.

      • NÃO RELATA OUTRA GRAVIDEZ DE MARIA POR QUE A BIBLIA FALA DA VIDA DE CRISTO E NAO DE MARIA…SE MARIA ERA TÃO HONRROSA E OBEDIENTE ..SERIA ELA CAPAZ DE NÃO HONRROR COM SUA OBRIGAÇÃO DE ESPOSA…COMO GOSTAM DE DISTORCER AS COISAS….MARIA NASCEU DO PECADO COMO TODO MUNDO…NÃO É NEM NUNCA VAI SER…MILAGROSA,SE ELA FOSSE TÃO IMPORTANTE AO FAZER O SINAL DA CRUZ…SERIA EM NOME DO PAI ,DA MAE , DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO…MARIA FOI UMA MULHER COMUM ,QUE FOI AGRACIADA COM UM PRESENTE DE DEUS…MAIS ISSO NÃO FAZ DELA UMA SANTA.E NEM QUE TENHA PODER DE ALGUMA COISA…

      • eNTÃO PERGUNTA AO iNRE cRISTO!

    • Sr.Sidney, mestre de si próprio, infalível para si mesmo.

      Se eu morasse em uma casa onde Jesus dorme ao lado, tudo que eu iria menos pensar é em sexo. Imaginemos Maria e José vivendo ao lado do Senhor da Glória ???

      Certamente, esta casa era a mais abençoada e santa entre todas.

      Quem poderia pensar em libidinagem, orgasmos, luxúria ???

      Só mesmo uma cabeça protestante para concluir que mesmo vivendo ao lado do Senhor Jesus Cristo tudo que Maria e José desejavam era viver pela carne e pelos valores mundanos.

      Mas não dá para estranhar. Os filhos de Lutero fazem as obras de Lutero que são as obras da carne. E que obras são estas praticadas em larga escalar pelos falsos profetas Macedos, Soares, Malafaias ou Santiagos ?

      Estas obras são calúnias, contendas, brigas, acusações, blasfêmias e divisões. Especialmente divisões.

      Ora, o dinheiro é o principal ídolo protestante e como sabemos não se pode servir a dois senhores. Portanto, onde abundam as obras da carne, a virtude desfalece.

      Não é dificil imaginar que um protestante vivendo ao lado de Jesus Cristo pudesse ter em mente sexo, poder, dinheiro e toda a sorte de aspirações humanas.

      Agora me diga senhor protestante, onde está na tua bíblia escrito claramente que Maria e José tiveram outros filhos carnais ???

      Me dê um texto claro, tal como você nos pediria para o purgatório ou para o batismo de crianças.

      Use um peso e uma medida apenas.

      Ou você acha que o texto que fala dos “irmãos” de Jesus já é suficientemente claro ?

      Se você acha, então devo concluir: ” vai ser literal assim lá na Tonga da Mironga ou na igreja infernal do Edir Macedo.”

      Então provavelmente você também é literal quando Jesus diz que Pedro é a Pedra.

      Ou talvez você seja literal quando Jesus diz a Pedro: “Apascenta minhas ovelhas.”

      Talvez você seja literal quando Jesus diz a Pedro: “Confirma teus irmãos na fé.”

      Ou não ???

      Você só é literal quando interessa ?

      E quando Jesus diz a Pedro: “O que ligares na terra será ligado no céu.” Nesta hora você é literal ou entende que Pedro quer dizer RR Soares, Terra Nova ou Valadão ???

      E quando Jesus dá ordens claras aos apóstolos sobre reter ou perdoar pecados ??? Nesta hora você é literal e conclui que para reter e perdoar pecados é necessário que antes alguém confesse estes mesmos pecados, ou, você parte para o subjetivismos e de uma hora para a outra o tão literal protestante deixa de ser literal ?

      Já sei. Você gosta de escolher o que pretende seguir do evangelho. Aquilo que você não gosta você deixa de lado. E depois culpa o Espírito Santo pelas heresias que você encampa e propaga.

      Para você cabe bem a famosa frase de Santo Agostinho: “Se você crê apenas no que gosta do evangelho, então não é no evangelho que você crê, mas apenas em você mesmo.”

      Por isto se diz: “Deixarão a sã doutrina e se entregarão aos ensinamentos de homens.”

      Em vós se cumpre: “Não entra no reino e não deixa que outros entrem.”

      • A BIBLIA É A INERRANTE PALAVRA DE DEUS.
        EU CREIO
        QUEM NÃO CRÊ,
        NEM PRECISA ME RESPONDER SÓ LEIA.

        1. IRMÃOS DE JESUS:
        Versão Catolica:
        A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. Lucas 8:19.

        Versão Padre Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
        E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. Lucas 8:19.

        2.Libertinagem e sexo.
        A Biblia ensina que o sexo é para OS casados.
        Portanto se Maria e Jose estavam casados onde voce encontra na biblia o pecado para o sexo entre casados?
        O PROPRIO DEUS FALA PARA ADÃO E VOCE NÃO ACEITA.
        .Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24
        Versão Catolica:
        .Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; Marcos 10:7.
        Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne {Gn 2,24}. Efésios 5:31.

        3. Voce esqueceu em suas argumentações de falar sobre PRECONCEITO.
        É preconceito fazer acusação a pessoas que voce não conheça.
        É Pecado descriminar a doutrina dos outros.
        É preconceito e é crime levantar acusação, calunia, difamação e injuria, contra a vida de qualquer pessoa sobre:
        COR, RAÇA OU RELIGIAO, este direto é garantido pela Constiruiçao Brasileira.

        .Versão Catolica:
        Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20.
        Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. Lucas 6:35
        temais 79 versiculos que falam sobre o amor. Sem contar o Perdão, só no Novo testamento.

        4. Quanto a Pedro a igreja catolica afirma ser o Primeiro papa.
        .Outro problema.
        .Assim como voces falam que a Biblia não diz que Jesus teve outros irmãos, a biblia tambem não diz que Pedro chegou ate Roma.

        .Mas como voce mesmo fala:
        :Por isto se diz: “Deixarão a sã doutrina e se entregarão aos ensinamentos de homens.”

        5. Já que voce se acha tão prepotente e acusador, vamos falar de Adoração a Idolos?
        .Versão catolica:
        Não adorarás os seus deuses, não lhes prestarás culto, imitando as práticas {desses povos}, mas derrubarás os seus deuses e farás em pedaços as suas estelas. Êxodo 23:24
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, Êxodo 20:5.
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Versão Catolica:
        Mando-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes em seus caminhos, observes seus mandamentos, suas leis e seus preceitos, para que vivas e te multipliques, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la. Deuteronômio 30:16.
        .SE DEUS AFIRMA QUE NÃO DEVEMOS ADORAR IMAGENS E ISSO É UM PRECEITO DE DEUS ENTÃO: É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Tende cuidado para que o vosso coração não seja seduzido e vos desvieis do Senhor para servir deuses estranhos, rendendo-lhes culto e prostrando-vos diante deles. Deuteronômio 11:16.

        .SE DEUS AFIRMA QUE NÃO DEVEMOS SERVIR “a deuses estranhos” E ISSO É UM PRECEITO DE DEUS ENTÃO:
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, tua filha, a mulher que repousa no teu seio, ou o amigo a quem amas como a ti mesmo, tentar seduzir-te, dizendo em segredo: Vamos servir outros deuses – deuses desconhecidos de ti’ e de teus pais, Deuteronômio 13:6
        .SE DEUS AFIRMA QUE NÃO DEVEMOS “servir a outros deuses” E ISSO É UM PRECEITO DE DEUS ENTÃO:
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
        Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
        Deuteronômio 5:8-9. ISSO AQUI É FORTE:
        SE DEUS AFIRMA QUE NÃO DEVEMOS “fazer imagem de escultura” E ISSO É UM PRECEITO DE DEUS ENTÃO:
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Versão Catolica: Salmo 155:1-8 – Adoração a Idolos.
        Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória, por amor de vossa misericórdia e fidelidade.
        Por que diriam as nações pagãs: Onde está o Deus deles?
        Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
        Quanto a seus ídolos de ouro e prata, são eles simples obras da mão dos homens.
        Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver,
        têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem cheirar.
        Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum.

        Semelhantes a eles sejam os que os fabricam e quantos neles põem sua confiança. Salmos 115:1-8
        SE DEUS AFIRMA QUE NÃO DEVEMOS “servir a outros deuses” E ISSO É UM PRECEITO DE DEUS ENTÃO NÃO DEMOS FAZER:
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        6.Quem é merecedor de adoração?
        Versão Catolica:
        .Prostrei-me aos seus pés para adorá-lo, mas ele me diz: Não faças isso! Eu sou um servo, como tu e teus irmãos, possuidores do testemunho de Jesus. Adora a Deus. Porque o espírito profético não é outro que o testemunho de Jesus. Apocalipse 19:10.
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        .A Biblia que eu creio não incentiva adoração a nenhuma outra pessoa, que não seja:
        Deus Pai;
        .Deus Filho Jesus Cristo
        .e a Deus Espirito Santo
        .
        Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás {Dt 6,13}. Lucas 4:8
        Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás {Dt 6,13}. Mateus 4:10.
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Na biblia que eu creio não permite adorar a mais ninguem.
        Só a Deus Pai, Deus Filho Jesus Cristo e a Deus Espirito Santo e ponto final.
        É ASSIM QUE VOCE PROCEDE COMO CATOLICO?.

        Para terminar: Versão Catolica:
        .Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular.
        Em nenhum outro há salvação, (Jesus Cristo) porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, (Jesus Cristo) pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:11-12.
        É ASSIM QUE VOCE CRÊ COMO CATOLICO?.

        .Se a Biblia diz que para tudo eu devo me dirigir a Jesus que é o autor e consumador da minha Fé.

        Versão Catolica:
        Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Hebreus 12:1
        É ASSIM QUE VOCE CRÊ COMO CATOLICO?.

        Então para concluir:
        Se eu sou orientado a me ajoelhar;
        Se eu sou orientado a me prostrar;
        Se eu sou orientado a acender velas, diante de Imagens;
        Se eu sou orientado a acender velas diante de um simbolo;

        eu estou obedecendo a quem: A Biblia
        INERRANTE PALAVRA DE DE DEUS
        ou aos (Homens)?

        VERSÃO CATOLICA:
        Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
        .OLHA A TRANSFORMAÇAO QUE DEUS FAZ,
        QUANDO A GENTE O ACEITA JESUS CRISTO COMO:
        – ÚNICO
        – SUFICIENTE
        – SENHOR
        – E SALVADOR DE NOSSAS VIDAS.

        .Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! 2 Coríntios 5:17

        Versão Padre Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
        Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.
        É ASSIM QUE VOCE CRÊ COMO CATOLICO?.

    • SIDNEY, NÃO TE CONHEÇO, NÃO SEI QUEM VOCE É, NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DA TUA IDADE, SE CASADO, SOLTEIRO OU VIUVO,
      NÃO INTERESSA.
      CARA QUERO TE DIZER QUE VOCE FOI USADO POR DEUS PARA RESPONDER A PERGUNTA QUE MUITA GENTE TEM DUVIDA.

      OS CATOLICOS DEVEM ESTAR FURIOSOS COM SEU ARGUMENTO PODEROSO DE IDENTIFICAR A PALAVRA PRIMO E PRIMA, FALANDO EM RELAÇAO A MARIA E ISABEL.
      SOU BATISTA E AMO A PALAVRA DE DEUS PORQUE ELA NAO NOS DEIXA SEM RESPOSTA.
      VALEU QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO.

  5. Concebeu-O sem concupiscência, uma Virgem; como Virgem deu-lhe à luz, Virgem permaneceu”.
    Maria não é mãe de D-us altissimo!
    Cristo é D-us altissimo, isso é calunia da igreja católica.
    Maria pode ter sido virgem e mãe de Jesus, mas a calunia é coloca- la como mãe do altissimo.

    • Anne querida,
      oie; oie; oie aqui:
      “E Isabel cheia do Espírito Santo”(DEUS):
      “De onde me vem a honra em receber a MÃE do meu Senhor”(DEUS).
      A Trindade:Pai, Filho e Espírito Santo (DEUS)
      Que o Senhor DEUS te ilumine!

  6. Quando Agustinho se refere a Cristo D-us, é uma forma metaforica de dizer que D-us Cristo nasceu em uma virgem espiritual, não existente(a mulher vestida de sol, invisivel).

  7. A Maria não teve outros filhos, nos documentos dos judeus José nunca existiu.
    E se existiu era um homem muito velho.
    Maria deveria ser sozinha, e morava com outras pessoas por isso os evangelistas retratam que Jesus teve ‘irmãos’.

  8. Não sou católica, também não sou evangélica.
    Os católicos estão errados porque cultuam a rainha dos ceus que se passa pela virgem Maria, só que na realidade a rainha do ceu não é a virgem Maria e existe desde o inicio da civilização Suméria.

  9. Os evangélicos estão errados, porque afirmam que Jesus teve irmãos.
    Primeiro, que eles não estavam lá para comprovar , então não podem levantar essa afirmação.
    A Imaculada conceição é a representação da Virgem Maria, morena traços fechados, uma mulher simples.
    A rainha do ceu é completamente diferente, é branca olhos claros, tem cabelos curtos e usa um veu.
    Prece mais uma entidade se travestindo de Maria.

  10. Quem quiser argumentar que a mulher do Apocalipse é Maria
    Ou que seja a entidade rainha do ceú, que não é Maria biblica.
    A mulher do Apocalipse se refere a luz solar, que ilumina o menino solar!Não tem nada haver com a Maria biblica, e muito menos com a rainha do ceú.
    Amulher solar é somente uma alegoria.

  11. Os evangelicos cultuam a prostituta de Babilônia, cujo o nome é Vênus ou Shekinah, a mulher baphomet que era cultuada dentro do templo do Salomão.
    O D-us dos exercitos , se irritou devido a isso e colocou os judeus a exilio em Babilonia..

  12. Corrigindo, a rainha dos ceus não é a virgem católica, a rainha do ceú é Shekinah, invocada para canalização de lojas maçonicas e algumas seitas evangelicos.
    A Maria que aparece pode não ser a Maria biblica, mas ela é divina e junto do Arcanjo Miguel combate a perversa Shekinah.
    Viva Maria imaculada!
    Abaixa a Shekinah, Maria pisa a cabeça de Shekinah e esmaga.

  13. Me retrato no meu post em que chamei as aparições da virgem Maria de rainha dos ceus.
    Perdão, a virgem mesmo não sendo a Maria biblica a missão dela é pisar a prostituta de babilonia Shekinah evangelica maçonica.
    Para sempre Maria imaculada, pisando a cabeça de Shekinah!

  14. Shekiná, invocada na maçonaria templária e em cultos pentecostais evangelicos.
    Não são todos evngelicos, que a cultuam.Muitos a combatem, tem inclusive pastor que escreve para que possamos combater a Shekinah, rainha do ceú.
    Ela não é a Maria biblica, também não é a virgem Maria católica.
    A Shekiná precisa ser combatida e confrontada.
    Confronta- la não é fácil.
    Mas tudo podemos naquele que nos fortalece.
    Cristo é o único mediador entre D-us e os homens.

    • Anne, se informe mais um pouco sobre a Shekinah!! A Shekinah está no judaísmo e na cabala. A Shekinah é a forma feminina de Deus que habita no Universo! O Espírito de Deus em sua forma suave, mais branda! Não tem nada a ver com essa tal de shekinah maléfica que vc está mencionando.

  15. Cristo é D-us gerado pelo espirito santo que é D-us também, Cristo é sempre o pai D-us .
    Entretanto Jesus Cristo homem , não tem nada haver com o pai, nem com o espírito santo.
    A ligação dele é com o Cristo.

  16. A igreja católica cultua o Cristo D-us, a esfera mais alta de D-us muito acima de tudo que se possam imaginar.Eu não era cristã, porque não entendia o Cristo da fé.Depois que o descobri hoje sou serva de Cristo e sirvo a Cristo, entretanto não sou cristã de frequentar missa, culto ou coisa do tipo.
    Jesus cristo homem não me interessa.
    Ao meu ver só quem pode salvar é Cristo.

  17. 1º interpretar o NT com teologia do AT é erro!primogênito em hebraico não é o mesmo em grego.
    2º se primogênito é “bem amado” e não único, teria sido usado por João em Jo 3,16, pois é inconcebível achar que o evangelista dá mais énfase a relação de Maria com seu filho do que a relação de DEUS com seu filho.
    3º é fácil de mais tentar adivinhar o sentido que o evangelista queira dar e negar a palavra ADELPHOS(irmão) usada por eles.
    4º Porque joão batista não foi chamado de irmão pelo evangelista já que ele também era primo de Jesus.
    O que há é forçar a interpretação para fazer a Bíblia falar o que você quer, cuidado!

  18. Mateus 13:55 – “Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?”

    Se, nesse dois trecho, os irmãos de Jesus não são realmente seus irmãos, e sim seus primos, então quem é a Sua mãe, e quem é o carpinteiro? Em outras palavras, mãe aqui se refere a Maria. O carpinteiro em Mt 13:55 se refere a José. Literalmente. Ainda assim, os teólogos católicos ainda dirá: “Mesmo o carpinteiro se referindo a José, e a mãe se referindo a Maria, irmãos não significa irmãos, e sim primos.” Essa não parece ser uma conclusão legítima. Você não pode mudar todo o sentido contextual no meio de uma frase, a não ser que seja obviamente necessário. O contexto é claro. Esses versículos estão falando sobre José, Maria, e os irmãos de Jesus. O contexto todo é um de relacionamento familiar: pai, mãe e irmãos.

  19. Me pergunto porque a igreja catolica naum vem a publico e diz que se enganou a respeito de varios assuntos ensinados durante anos, esse eh apenas um; purgatorio, imagens, falar em linguas, entre tantas, agora o dizimo ela ja aceitou e pos em pratica.

    So ha um mediador entre Deus e o homens, o resto gente eh bobagem……

    • Isso vem há muito tempo Eugenio. A Igreja Católica há muito tempo faziam verdadeiras lavagens cerebrais. Hj em dia nao. A Igreja está mais transparente do que nakeles tempos. Mas ainda assim, ela não diz a verdade, pois seus ensinamentos ditos há mt tempo atrás ja está impregnada na nossa cultura, e para tirá-la é quase impossivel. Um dos exemplos são os evangelhos apócrifos. Seria ótimo se a Igreja Católica se pronunciasse a respeito desses evangelhos com verdades, mas dificilmente fará, porque se o fizer, perderá muitos fiéis. E isso com certeza não querem. Então preferem nao falar nada. Infelizmente…

      • Lavagens cerebrais?!… Sim, são feitas lavagens cerebrais em todas as religiões (infelizmente). Mas é graças a esse triste fator que o Cristianismo esta presente em tantos países, incluindo o seu… Todos os dias vemos lavagens cerebrais realizadas pelas igrejas evangélicas, por falsos profetas e pastores alienados.
        Vive-se um autentico circo nas Igrejas Evangélicas. “feliz daquele que acredita sem ver”, mas infelizmente as Igrejas Evangélicas passam a vida a mostrar falsos milagres, juntamente com linguagens estranhas dignas de autenticas feitiçarias.
        Querem falar mal de Maria, querem fazer crer que Maria não está no ceu. O próprio Jesus falou para um ladrão na cruz e lhe prometeu que ainda naquele dia esse mesmo fora da lei iria estar com ele no céu… Quer dizer, o Ladrão que pediu perdão iria estar com ele no céu, mas Maria sua mãe esta debaixo da terra esperando o juízo final? Juízo precisam as pessoas que tentam denegrir a imagem de Maria.

  20. lucas era medico, voces acham que ele nao sabia a diferença entre unigenitu latin e primogenitu latin?e outra qual a inportancia de ser virgem ou nao Deus nao nos criou pora ser arvore sem frutos ,,,, Deus criou a larangeira para dar laranjas >.

  21. Sim a Maria biblica teve vários filhos, pelo menos quatro homens e duas mulheres, basta ver em Mateus e Marcos.

    A outra coisa é o mistério da Fé do Cristo D-us, filho da imaculada.
    Mas uma coisa certa é que existe um mistério em Cristo., Não cabe aos homens querer decifra- lo

    • Hildinha filinha,
      Você tem uma cópia do teste de gravidez desses outros filhos de Maria?
      Sabemos que Jesus é com certeza filho da Virgem Maria através do mais perfeito têrmo comprobatório já visto nesta terra, o qual nos foi lavrado por Deus Pai Altíssimo: As Escrituras Sagradas!
      O Resto é especulação de hereges!

      • Carlos, vou te explicar uma coisa. Maria era uma devota de Deus, e era judia. Com os judeus creem que o espírito santo, que é chamado de Shekinah está presente nas relações sexuais entre um marido e mulher e que é um ensinamento deixado por Deus, e que ela era uma devota fervorosa, então ela não iria deixar de fazer isso, se não fizesse isso seria uma desonra ao que Deus ensinou através de Moisés e outros profetas. Além do mais na tradição judaica e tbm nas profecias messiânicas, para Jesus ser o Messias,Ele devia nascer de um nascimento normal, precisava ser casado, e ter pelo menos 1 filho que continuasse sua missão, ou seja, tbm está escrito que precisa ter filhos. Isso prova que as regras dos judeus é essa, e naquele tempo nao seria diferente, pelo contrario, eles cumpriam tudo o que Deus mandava.

      • esse cara deve ser coroinha.
        Fazer teste de Gravidez
        eu não se peço para o Evangelista Lucas que era medico ou se peço para INRE Cristo.

  22. a mulher de Apocalipse 12 é Maria Santissima ,sim.Isto profecia já desde o Genesis 3:15

    • A mulher do Apocalipse é uma alegoria que representa a Igreja de Cristo e as 12 estrelas representa as 12 tribos de Israel. Gente, abram os seus olhos, olhem com a razão não os olhos do ódio como que alguém que tenta lhes abrir os olhos estivessem lhes atacando, atacando sua fé. Olhem com o coração, mastiguem a questão, pesquisem a fundo, não apenas com a opinião de outros e com alguns trechos bíblicos retirados aleatoriamente. LEMBREM-SE: TEXTO SEM CONTEXTO, É PRETEXTO PARA FAZER HERESIA!

      • Isso mesmo, concordo! Tem que pesquisar!! Tem que achar a verdade, abrir os olhos!

  23. Procurem na Bíblia dos “evangélicos” se não existe a passagem que cita o anjo GABRIEL aparecendo a MARIA e anunciando que ela seria a mãe do Salvador Jesus e que todas às gerações a chamaria de Bem Aventurada (os fundamentalistas OMITEM esta passagem da Bíblia, já observei que em todos os cultos deles, estes que acham deter o conhecimento da Bíblia NÃO falam de Maria mãe de Jesus, costumam discriminar Maria, aceitam mas Não gostam e se pudessem até excluiria esta passagem, eles se esquecem que Maria esteve no Cenáculo no dia de Petencostes.
    Ficam sempre procurando distorcer a pureza de Maria, e tal conceito fundamentalista, os fazem santos puros e perfeitos e prosélitos, aparentando sábio conhecimento das escrituras e grande oratória para impressionar, só espero que pessoas que propagam a discórdia(não sei o que ganham com isso),também não procurarem saber o sexo dos anjos e iniciar batalha de conhecimento “biblico”…….
    Sugiro que deveriam procurar o que fazer e ser mais irmãos um dos outros mesmo que sejamos Católicos deveriam não nos discriminar.
    Ser Cristão dentro da Igreja, proclamar glória , aleluia é fácil queremos ver no dia a dia.
    Que DEUS ABENÇOE A TODOS E DÊ DISCERNIMENTO AOS DOUTOS….. DO EVANGELHO.

    • Desculpe adalto mais maria não foi 100% pura como diz a passagem de Davi.
      Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5
      Jesus nasceu do Espirito concedendo a Maria, Não pq era Santa, mas sim pq era humilde.Não estou desmerecendo só estou falando que ela n é mais virgem teve outros filhos conforme(botando um pouco para entender o sentido).
      E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.
      E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
      Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
      E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
      Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.
      Mateus 12:46-50
      Como eu disse todos que nasceram de um relacionamento sexual deste mundo tem a natureza pecaminosa e nasce em pecado.Ela foi escolhida por sua humildade, e Deus sabia que ela seria uma mãe ideal para Jesus.
      Como eu disse não estou desmerecendo mas tenho q dizer que Santa e virgem não foi a vida toda 100%.

      Grato e que guia o senhor para o caminho de meu Pai e do meu irmão Jesus Cristo.

  24. Não estou aqui para discutir a respeito da Virgem Maria, mas vou apenas indagar algumas coisas, para que vocês possam refletir e também se indagarem. 1ª coisa que vou falar é sobre a Virgem Maria. O termo “virgem” que está na bíblia foi por causa de uma tradução errônea da palavra hebraica “na’arah” que significa “menina jovem”. Se Maria realmente fosse virgem, teria a palavra hebraica que traduziria a palavra virgem, que é “betulah”. So que betulah não estava nas escrituras hebraicas, e sim na’arah! Reflitam sobre isso. 2ª coisa que queria compartilhar com vocês é sobre a infância de Jesus. Na bíblia não fala muito sobre a infância de Jesus. Somente Lucas e Mateus falam do nascimento de Jesus. Todos nós sabemos que aos 12 anos Jesus se perdeu de Maria e José, mas que na verdade Ele so estava na sinagoga conversando com os outros rabinos, que os mesmos o acharam muito sábio. So que depois desse acontecimento não se falou mais de nada sobre a infância de Jesus. O que será que aconteceu com esses relatos? Será que realmente existiram? Se existiram, então alguém expurgou dos evangelhos, pois são 18 anos da vida Jesus que não relatam na bíblia! So falam do nascimento, do inicio da vida de Jesus, e depois pula para Jesus ja maduro. E a 3ª coisa é que vocês devem saber que Jesus é filho de Maria e José, que eram judeus praticantes. Se Maria e José eram judeus praticantes, então Jesus tbm era da religião judaica, e vcs tbm sabem que para eles o casamento e a procriação era essencial, pois foi o que Deus deixou como ensinamentos. Naquele tempo a tradição era que os meninos que completassem 13 anos ja era considerado maduro, e era considerado um adulto em relação a religião. Ou seja, ja podiam se casar. Bom, ta aí outra reflexão que deixo para vcs. Vcs devem saber que muita coisa naqueles tempo do cristianismo era proibido, inclusive o questionamento do certo e do errado. A Igreja Católica naquele tempo fez muitas barbáries para poder calar a boca de algumas pessoas. Os proprios romanos perseguiram apostolos de Jesus, como por exemplo Pedro. E tbm perseguiu um seguidor de Jesus, (que antes nao era mas se converteu) que era Paulo. E os romanos mataram os dois. A nossa bíblia foi deturpada em algumas coisas pelo clero naquele tempo. Eles queriam deturpar a bíblia para atrair mais pessoas e fiéis e mentir para eles dizendo por exemplo: “Se vocês não pagarem as indulgências serão queimados no fogo do inferno” E foi aí que nasceu o Protestantismo. Exemplos de deturpação da bíblia são os evangelhos apócrifos, pois foi expurgado da Igreja Católica para que os fiéis não saibam, que fala da VERDADE que Jesus passou para os discípulos, e isso foi um dos motivos que mataram Pedro. Então meus irmãos, isso é uma reflexão que eu queria passar para vocês. Queria que vcs soubessem disso. JESUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

  25. Existe muita coisa que os católicos precisam saber. Mas não culpo os católicos, e sim a geração do catolicismo com clero corrupto de antigamente. Os Romanos queria mais devotos, mais e mais. Colocaram algumas coisas para deturpar a cabeça dos fiéis, e isso foi se passando, e ano em ano, de século em século. As tradições e ensinamentos dos Católicos Romanos se perpetuaram e ta aí ate hj com uma multidão de fiéis, que precisam de um pouco de realidade nos seus olhos e nas suas mentes. Sempre quis falar sobre isso, porque eu amo Jesus, sempre amei. É uma coisa inexplicável, e sempre defendo Ele. Sempre gostei de buscar coisas sobre Ele, o catolicismo e as religiões. Sempre fui um pesquisador profundo dessas coisas. Deus me abençoou com essa inteligência de sempre gostar de procurar a verdade. Espero que vcs tbm procurem a respeito disso, como eu procurei. DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS

  26. Correção, não só os católicos precisam saber, como tbm os evangélicos. Ou seja, os cristãos.

  27. Em Gênesis se fala de uma arvore da vida e de uma arvore do conhecimento do bem e do mau, acho que foi por isso que de tantos frutos que avia la que o nosso Senhor Deus citou somente esses que ele sendo dono do tempo sendo o começo e o fim , ele ja enchergava religiosos numa batalha travada de provar quem são os donos da verdade , mas eu falo pra vocês com muito amor e carinho pois a verdade é DEUS e a verdade estava com DEUS veio a este mundo e revolucionou e nos deu a salvação ora de graça , mas vai um concelho de um pobre pecador que não é o dono da verdade mas fala em nome do que é perfeito JESUS! COMA DA ARVORE DA VIDA E TERÃO VIDA ETERNA , MAS FIQUEM COM O SEU CONHECIMENTO QUE DE NADA VALE POIS O PRINCIPIO DO CONHECIMENTO É TEMOR A DEUS E HUMILDADE SEMPRE POIS ANTECEDE A HONRA !! MANDAMENTO É BOM NÉ ….INSTRUI E EDIFICA !!! AMEM UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI …te amo JESUS obrigado pois o filho me libertou e sou verdadeiramente livre !!!!!!

  28. OS EVANGÉLICOS FINGINDO QUE NÃO VIRAM

    Todo e qualquer pessoa pode interpretar a Biblia ?
    A própria Bíblia proíbe a interpretação privada. Foi o que disse Pedro.
    Devemos escolher apenas o que desejamos seguir na Bíblia e rejeitar o que não gostamos, ou, devemos aceitar a Bíblia por inteira ???
    Mas digamos que todos pudessem faze-lo. Façamos como os protestantes e evangélicos e ignoremos a proíbição bíblica para a livre interpretação.
    Digamos que a tese protestantes está correta. Todo e qualquer homem com a “assistência” do Espírito Santo pode ler e interpretar a Bíblia.
    Assim, perguntamos:
    Quem está certo ??? Os pregadores da prosperidade que são “assistidos” pelo Espírito Santo ou os seus opositores que também são “assistidos” pelo Espírito Santo ?
    Quem está certo ??? O pregador do Aborto, o “abençoado” e idolatrado Macedo que, se diz inspirado pelo Espírito Santo ou todos aqueles que lhe condenam e que também se dizem inspirados pelo Espírito Santo ???
    Quem está certo ??? O pregador do aborto que, devidamente “assistido” pelo Espírito Santo chamou de endemoníados os cantores evangélicos ou estariam certos os cantores chamados por tal pregador de endomoníados que, também “assistidos” pelo Espírito Santo disseram que tal pregador está desesperado com a fuga de fiéis de sua denominação ?
    Quem está certo ??? Calvino que dizendo-se inspirado pelo Espírito Santo chamou de ignorantes e loucos que abusam das escrituras todos aqueles que atribuíram irmãos carnais a Jesus, ou, estariam certos os atuais seguidores de Calvino que, contrariando o mestre, mas dizendo-se “inspirados” pelo Espírito Santo consideram que Maria e José tiveram outros filhos carnais ???
    Quem está certo ??? Marinho Lutero que “assistido” pelo Espírito Santo batizava crianças, ou, os evangélicos que, dizendo-se inspirados pelo Espírito Santo, dizem que não se deve batizar crianças ???
    Quem está certo ??? Marinho Lutero que, dizendo-se inspirado pelo Espírito Santo exclamou:
    “Meu DEUS o que eu fiz ? Um dia serão tantas seitas que nem poderemos contar. Cada cabeça será uma igreja”
    Ou certos estariam os evangélicos que dizem que todos podem interpretar a Bíblia ???
    E se todos são inspirados pelo Espírito Santo, por que apenas os católicos não podem “interpretar” a Bíblia ??? Onde está a proíbição bíblica para a interpretação católica e onde está permissão bíblica para que toda e qualquer seita protestante possa interpretar a Bíblia a seu bel prazer ?
    Uma grande denominação brasileira propagou por anos que João Paulo II era a besta do apocalipse. Como se sabe, o pontífice morreu e nunca foi a besta do apocalipse. Tal denominação que está entre as maiores do país, dizia-se inspirada pelo Espírito Santo e repleta de “profetas”.
    Pergunta-se: Quem está errado ? A denominação que nunca esteve inspirada pelo Espírito Santo, portanto, a tese do livre exame é falha, ou, o próprio Espírito Santo enganou-se e passou aos ditos “profetas” informação errada ?
    Ou ainda, o crente que sabe deste descalabro e reconhece a falsa profecia, hipocritamente, finge que tudo está bem e que tais “profetas” e tal denominação ainda merecem crédito ?
    Eu gostaria de respostas objetivas e certeiras. E bíblicas. Nada de rodeios ou citações de versículos fora do contexto. Sem aquela costumeira embromação de pastor.
    Todo protestante diz que não há um só homem infalível em matéria de fé e doutrina. Está correto isto ?
    Se não há um só homem infalível em matéria de fé e doutrina, por que pretende o protestante pregar para os demais se quem lhe escuta deve acreditar antes que não há um só homem confiável em matéria de fé e doutrina ?
    Ou será que cada protestante se considera infalível para si mesmo e condena a infalibilidade apenas nos demais ?

    Se por um lado a Bíblia é a palavra infalível de DEUS, as interpretações privadas, conforme tese protestante, são passíveis de falhas.Ou não ? Toda e qualquer interpretação protestante está certa ?

    Mas se todos são inspirados pelo Espírito Santo na leitura da Bíblia, por que alguém precisa de pastor ? Basta ler a Bíblia com a assistência do Espírito Santo e o próprio leitor e “interprete” chegará às mesmas conclusões.

    Se todos usam a mesma Bíblia e todos são inspirados pelo mesmo Espírito Santo, por que se dividem a cada dia mais em igrejas divergentes entre si ?

    Por que alguém precisa de igreja evangélica estando salvo e sendo assistido pelo Espírito Santo em sua leitura privada ?

    Imagine alguém que já está “salvo” e tem a assistência direta do Espírito Santo. Frequentar uma igreja e ouvir pregações de homens que não são infalíveis, teoricamente, pode comprometer a salvação do eleito. E se salvação obtida não pode ser perdida, então aí mesmo que Bíblia, igreja, pastor e dízimos não servem para nada. Afinal de contas, salvação garantida é salvação que não pode ser perdida faça o que fizer o crente. E se ao contrário, salvação pode ser perdida, por certo a igreja protestante ou evangélica é o local mais perigoso onde o crente salvo e inspirado terá que conviver com pessoas que cometem falhas.
    Me expliquem por favor a luz da Bíblia, já que o protestante grita em alto e bom som: “Só a Bíblia”.

    Autor: V.De Carvalho – Livre divulgação mencionando-se o autor

    • Gerson, Boa Tarde.
      Esse assunto também é relevante apesar de voce continuar chamando os cristãos Evangelicos de protestantes.

      .Bom uma coisa é você falar aquilo que está na sua mente outra coisa é voce interpretar o que está escrito na PALAVRA DE DEUS, PELO PODER DO ESPIRITO SANTO.
      Gostaria de poder responder todas as suas duvidas mais creio que não sou capaz em virtude de sua forma de pensar.
      .Mas tem uma passagem biblica que pode te ajudar muito, ela foi muito importante para mim.
      Mas para isso eu preciso ler a PALAVRA DE DEUS.
      VERSÃO CATOLICA; Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! 2 Coríntios 5:17

      .BOM UMA DE SUAS DUVIDAS FOI ESTA:
      Todo protestante diz que não há um só homem infalível em matéria de fé e doutrina. Está correto isto ?

      VAMOS AOS ARGUMENTOS BIBLICOS:
      .O seu erro é não saber fazer essa distinção.
      Por exemplo:
      .Os catolicos afirmam baseados na bilbia que Pedro foi o Primeiro Papa.
      .Afirmam que o Papa “Sua Santidade” é infalivel.

      .Vamos para Biblia:Versão Catolica:
      a. com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus}, Romanos 3:23. (O adverbio todos nao exclui ninguem)

      b. Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram… Romanos 5:12.
      .(De novo TODOS no plural)

      Será que eu preciso que um teologo venha me dizer ou informar que que o adverbio usado para identificar TODOS PECARAM e TODO O GENERO HUMANO, são os serem humanos.
      .Será que esse TODOS PECARAM EXCLUIU O PAPA?
      .CLARO QUE NÃO.

      .ISSO É ALGO QUE EU MESMO QUE SOU UM SERVO DO SENHOR COM A AUTORIDADE DO ESPIRITO SANTO ME FAZ RACIOCINAR.
      É ALGO QUE EU MESMO NÃO POSSO DEDUZIR?

      VAMOS NOVAMENTE A PALAVRA DE DEUS VERSAO CATOLICA:
      A SUA SITUAÇÃO POR NÃO SABER INTERPRETAR A BIBLIA É:

      a.Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo! Atos 19:2.

      b.Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38.

      c.Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. João 14:26.
      ATENÇAO PARACLETO SIGNIFICA: NOME DADO AO ESPIRITO SANTO: Intercessor; mentor; auxiliador; defensor; consolador.

      PARA TERMINAR:
      d.Quando vos levarem para vos entregar, não premediteis no que haveis de dizer, mas dizei o que vos for inspirado naquela hora; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo. Marcos 13:11.
      .OBSERVE COM ATENÇAO O QUE DIZ O TEXTO DA BIBLIA CATOLICA:
      1.Quando vos levarem para vos entregar;
      2. não premediteis no que haveis de dizer,
      3. mas dizei o que vos for inspirado naquela hora;
      4. porque não sois vós que falais,
      5. mas sim o Espírito Santo.

      A SUA TESE ESTÁ EM PARTE CORRETA QUANDO VOCE FALA A RESPEITO DA INSPIRAÇÃO. VEJAM SÓ:

      .NÃO É PORQUE EU SOU EVANGELICO (protestante como voce afirma) É QUE EU TENHO QUE ENGULI TUDO.
      E TUDO QUE EU FALO ESTÁ CORRETO.

      SÓ TEM UM DETALHE:
      VAMOS NOVAMENTE A PALAVRA DE DEUS:
      QUEM TEM O ESPIRITO SANTO AGE ASSIM:
      VERSÃO CATOLICA:
      .E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 2 Timóteo 3:15
      Aqui Paulo está relembrado a Timoteo o valor dele ter sido orientado pela sua avo e sua mae nas sagradas escrituras.

      .Versão Padre Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
      .E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15

      VERSÃO CATOLICA:
      Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. João 5:39
      .Perscrutar: Averiguar, investigar.
      Observe que Jesus diz que sao as sagradas escrituras que dao testemunho do Senhor.
      Quer dizer em outras palavras LEIA A BIBLIA MEUS AMADOS.

      .Versão Padre Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
      .Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

      .Mas se e Eu não leio a PALAVRA DE DEUS COMO PODEREI SABER?
      .MAS SE NINGUEM ME DIZ QUE TODOS PECARAM,
      COMO VOU SABER?

      VEJA O QUE JESUS MANDA O SEU REBANHO FAZER:

      VERSÃO CATOLICA: Jesus respondeu-lhes: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mc 12:24.

      ..Versão Padre Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
      E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
      Marcos 12:24

      Leia com calma – Marcos 12:20-31.

      Gerson
      OS EVANGELICOS NÃO ESTÃO FINGINDO QUE NÃO VIRAM.

      NO MEIO EVANGELICO TEM MUITA GENTE BOA
      MAIS TAMBEM TEM MUITA GENTE QUE NÃO PRESTA.

      DEVEMOS FAZER A DISTINÇAO
      PELA ETICA, PELA MORAL, PELO TESTEMUNHO.

      A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE OS HOMENS SÃO PECADORES EU PROVEI ISSO A VOCE.

      .EU SOU PECADOR
      EU NAO ESTOU DEFENDENDO NENHUMA RELIGIAO.

      EU ESTOU DEFENDENDO A PALAVRA DE DEUS.
      FAÇA O MESMO QUE NÓS IREMOS CHEGAR NO MESMO LUGAR.

      VOU DEIXAR UM TESTO BIBLICO PARA VOCE MEDITAR:
      SEMPRE NA VERSÃO CATOLICA;

      Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração {Dt 30,14}. Essa é a palavra da fé, que pregamos.
      Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
      É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
      A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido {Is 28,16}. Romanos 10:8-11

      QUE DEUS DERRAME BENÇAO SEM MEDIDAS SOBRE SUA VIDA.

      • MEU CARO UBIRAJARA, ASSIM COMO SATANÁS NÃO QUEIRA CONFUNDIR NIGUÉM PORQUE ESTAR ESCRITO:
        -NEM TODO AQUELE QUE DIZ SENHOR!! SENHOR!! SERÁ SALVO.

  29. É o seguinte a história de Maria.

    Existiu realmente a virgem, mãe de Jesus Cristo(em natureza divina)
    Entretanto, ela é mencionada poucas vezes nos evangelhos.
    Em Mateus, que a chama de outra Maria , em João que é chamada de Maria, filha ou mulher de Clopas.

    O nome Clopas significa Cleopatro, não tem nada haver com Alfeu.
    Maria Clopas e não Maria de nazaré seria a verdadeira Maria santissíma, a Stabat Mater.

    • Se Maria Clopas, concebeu o senhor divino.
      Logo estaria a crença que Maria Santissíma, foi virgem antes do parto, durante o parto e após o parto.

      O título virgem Maria, deve ser dirigido a Maria Clopas e não Maria de Nazaré, mãe de Jesus homem.

      Pois Maria de nazaré teve pelo menos 7 filhos depois de Jesus.

      • Maria Clopas, permaneceu sempre virgem até a morte, é a ela que Jesus se refere como santa mãe , e mãe imaculada.
        Percebam que quando Jesus está com Maria, sua mãe e João aos pés da cruz, Maria Clopas está com eles.

        Mulher eis ai teu filho. Filho eis ai a tua mãe.

        Possivelmente o senhor estivesse se referindo a Maria Clopas, como a virgem santissíma.

        Maria Clopas, não teve filhos, deu á luz a Jesus D-us, eternamente virgem permaneceu. Seria ela que ele estaria entregando ao cuidados de João.
        E não Maria de Nazaré , pois a mesma tinha filhos que cuidassem dela.

        E na pessoa da virgem Maria que se encontra a divindade de nosso senhor Jesus Cristo.

  30. A divindade de nosso senhor Jesus Cristo é uma tema dogmático, não cabe a ninguém tentar compreender, somente quem possui verdadeira comunhão com Cristo.

  31. Awesome blog you have here but I was wondering if you knew of any community forums that cover
    the same topics discussed in this article? I’d really love to be a part of online community where I can get responses from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Kudos!

    • Se for para comentar sobre Maria ter mais de um filho, ou a leitura da Bíblia. Sugiro que releiam meus comentarios acima ou a do colega Sydney.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: