Católico não tem superstição!

trevo

Costume normal em nossa sociedade, a superstição, ou acreditar que algum objeto pode mudar a sua sorte, acaba influenciando as nossas vidas de tal modo que viramos escravos dela. Vou sair de casa, primeiro leio o horóscopo. Tenho problemas afetivos, vou a uma cartomante. Preciso me dar bem em alguma coisa, uso trevo de 4 folhas, figa….etc. Na verdade esquecemos de algo fundamental: Honrar a DEUS sobre todas as coisas.

 Imperceptível em alguns momentos a superstição praticamente está enraizada em nossa sociedade. Às vezes nos vemos fazendo simpatias, lendo horóscopo para uma vida melhor, para conquistar alguém ou ganhar mais dinheiro. Mas a verdade é que nada disso deve ser o fio condutor de nossa vida. Veremos como todas estas superstições não devem fazer parte da vida do cristão e muito menos do católico.

Ele disse: “Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos. Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe“(Mt 19,16-19).

O primeiro dos Mandamentos se refere ao amor de Deus. Jesus resumiu assim: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mt 22,37). Estas palavras seguem as do Antigo Testamento: “Escuta; Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único” (Dt 6,4-5).

Fica bem claro que o 1º mandamento condena o politeísmo e as formas de idolatria, adorar outros deuses. Vale o mesmo para a superstição, o ateísmo, a magia, o espiritismo, a idolatria. Ou qualquer forma de tentar a Deus utilizando-se de recursos para adivinhação do futuro como horóscopos, necromantes, cartomantes, quiromancia, interpretação de presságios, médiuns. O ocultismo (cf. Lv 19,31; 20,6.9.27; Dt 3,19; 18,9-14; 1Cr 10,12-13) e a feitiçaria, mesmo com a intenção de fazer o bem, são faltas graves contra os mandamentos de Deus e veemente condenado pela Igreja Católica Apostólica Romana. 

estatuasO católico não deve ter em casa objetos que sejam contrários a sua fé. É comum termos objetos de outras religiões como o hinduismo ou budismo, ou até mesmo de seitas satânicas. Talvez por ingenuidade aceitamos todo tipo de conselhos em como obter o que desejamos, seja dinheiro, saúde, trabalho, através de simpatias onde, ao fazer algo eu obtenho a recompensa que tanto desejo. Devemos lembrar sempre do 1º mandamento, onde Ele é minha Fortaleza, Ele é meu Porto Seguro. Nosso Deus não é um Deus de escambo, onde troca graças e bênçãos na hora que bem entendo. É preciso tomar uma decisão muito segura de não se envolver nestas práticas pois não podemos deixar que um pedaço de papel diga se devemos ou não sair de casa ou se teremos ou não sucesso em algum momento de nossa vida.

É triste ver que pessoas se afastam cada vez mais de Deus por acreditar que Ele não é o Caminho que devemos seguir. A fé nos salva e nos conduz a Deus, mas você se pergunta. E as promessas? E os votos religiosos? astrologia

“Em várias circunstâncias o cristão é convidado a fazer promessas a Deus… Por devoção pessoal o cristão pode também prometer a Deus este ou aquele ato, oração, esmola, peregrinação, etc. A fidelidade às promessas feitas a Deus é uma manifestação do respeito devido à majestade divina e do amor para com o Deus fiel” (§2101).

“O voto, isto é, a promessa deliberada e livre de um bem possível e melhor feita a Deus, deve ser cumprido a título da virtude da religião” (CDC, cân. 1191,1)

“O voto é um ato de devoção no qual o cristão se consagra a Deus ou lhe promete uma obra boa. Pelo cumprimento de seus votos, o homem dá a Deus o que lhe prometeu e consagrou. Os Atos dos Apóstolos nos mostram S. Paulo preocupado em cumprir os votos que fizera” (Hb 9,13-14). (Cat. §2102)

A Igreja reconhece a validade das promessas, mas desde que sejam feitas com consciência, sem fanatismo ou superstição. O nosso Catecismo ensina também que as promessas feitas a outras pessoas devem ser cumpridas. A palavra empenhada deve ser mantida: “As promessas feitas a outrem em nome de Deus empenham a honra, a fidelidade , a veracidade e a autoridade divinas. Devem pois, em justiça, ser respeitadas. Ser-lhes infiel é abusar do nome de Deus, e de certo modo, fazer de Deus um mentiroso” (1Jo1,10). (§2147). imagens

 O Catecismo diz que: “Atribuir eficácia exclusivamente à materialidade das orações ou dos sinais sacramentais, sem levar em conta as disposições interiores que exigem, é cair na superstição” (Mt 23, 16-22). (Cat. §2111). É o caso das medalhas de Nossa Senhora ou a medalha de São Bento, ela por si só não dá nenhuma vantagem, mas a fé dentro de quem usa é uma arma poderosa. O Catecismo ainda conclui: “A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus. Ela mostra-se particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia“. (Cat. §2138).

A pessoa que coloca sua fé em objetos ou práticas que não são de Deus está O afrontando. Ferradura, bater três vezes na madeira, colocar vassoura atrás da porta, comer lentilhas no fim de ano, usar branco na passagem de ano, usar sal grosso para espantar o azar, trevo de 4 folhas, fitinha do Senhor do Bonfim ou Nossa Senhora Aparecida, medo de passar em baixo da escada, quebrar espelho da azar….enfim tudo que foge da fé em Deus.

São Paulo disse: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rom 8,31)

 

Anúncios

38 Respostas

  1. A matéria é muito boa!!

    De fato, o católico se engana muito, colocando a fé e a verdade em objetos. Muitas vezes, isto acontece por não conhecerem realmente a palavra de Deus.

    A própria palavra nos diz “O Senhor Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. Com esta palavra, concluímos que não há outra alternativa para alcançarmos as graças, a perseverança nas situações difíceis de nossa vida, a vida eterna, a proteção divina, a não ser pela fé na Santíssima Trindade ” Pai, Filho e Espírito Santo”.

    Irmãos, fiquem com Deus, e amados como somos pelo Senhor!

  2. Superstição é religião no Brasil mundão. A Igreja tem que bater forte na cabeça deste povão. Quem sabe o Brasil começa a ir pra frente.

  3. Acredito fielmente que a televisão, principalmente, é responsável pela disseminação dessas práticas. Ela coloca como algo inocente, singelo e a vezes inofencivo. Se não faz mal porque não fazer? Estamos no final do ano e é o momento que pipocam simpatias pelos quatro cantos do mundo televisivo e midiatico. Surpreendo-me da ignorancia das pessoas no quesito “acredito que se fizer esta simpatia minha vida vai ser melhor pra sempre”. A Igreja Catolica, nossa Madre Sancta, nossa Luz neste mundo sob trevas, deve dar atenção a este assunto pois vemos irmãos se perdendo da escuridão do ateismo, ou até mesmo, do satanismo. Peço a todos que divulguem ao máximo as maravilhas do Nosso Deus Jesus e que Ele nos proteja de todo o mal.

  4. Olá à todos, agradeço o convite pra participar deste assunto.
    Bom, vou dizer sobre isto o que eu considero como verdade absoluta.
    Este problema de superstição NADA tem a ver com o catolicismo, estas crenças são desenvolvidas e ploriferadas por pessoas que simplismente ignoram a existência d Deus. este assunto é até muito simples d dar o diagnóstico:
    Superstição não tem vínculo algum com as religiões.
    Quem acredita nestes enganos, não tem parte com Cristo, não busca a palavra d Deus, e está negando sua fé.

    Isto entristece muito ao senhor, ver seu povo padecendo, cegos espiritualmente.
    A paz do senhor…

  5. Concordo com genero numero e grau com nosso irmão Luiz Henrique.
    A batalha é dura mas temos que perseverar.

  6. Muitos cristão pecam por ignorância.

    A Astrologia foi estudada e é defendida por São Tomás de Aquino, em sua obra máxima, A Suma Teológica. É preciso saber diferenciar entre a astrologia moderna e o achismos de hoje em dia, para a Astrologia Clássica que tem seu embasamento em muitos e muitos autores cristãos. A deturpação moderna faz com que muitas fontes de sabedorias antigas sejam consideradas práticas hereges.

    Fica a dica para o estudo:
    Questôes de Astrologia Simbólica – Olavo de Carvalho, Suma Teológica – São Tomás de Aquino e Typologie e Caractères – Michel Socoa.

  7. pesso ajuda para venser nesta vida para q/ nos posamos ter paz e ter fartura em nossa casa de saude alimentaçao e vestuari e tudo q/ presisarmos

  8. Rezar é uma superstição.

  9. para os nao cristaos, cristianismo tb é superstiçao. tenha bastante cuidado ao falar da crença alheia como se a sua fosse a mais certa.
    Costume normal em nossa sociedade, a superstição, ou acreditar que algum objeto pode mudar a sua sorte, acaba influenciando as nossas vidas de tal modo que viramos escravos dela. Vou sair de casa, primeiro leio a biblia. Tenho problemas afetivos, vou a uma igreja. Preciso me dar bem em alguma coisa, oro pai nosso, ave maria, peço a deus, faço promessas….etc.
    viu? as suas crenças tb se encaixam muito bem na sua propria definiçao de superstiçao.
    concordo com vcs que verdadeiros catolicos (inexistentes, afinal, o cristianismo ignora o fator humano) nao deveriam acreditar em coisas como horoscopo, ou ter budas em casa. mas é uma caracteristica presente em quase todos os religiosos: a hipocrisia. principalmente no brasil, um pais historicamente sincretista. portanto, respeite as superstiçoes alheias (ou a falta delas>ceticismo), se quiser que respeitem as suas.
    um abraço.

  10. Não consigo ver porque acreditar que existem seres em outro mundo que podem realizar desejos para as pessoas se elas pedirem mesmo que esses desejos vão contra as leis da natureza, ou acreditar que o mundo que existe a pós a morte pode ser um lugar lindo e feliz ou um inferno ruin dependendo do seu comportamento, são coisas mais provaveis do que acreditar que um pé de coelho pode dar sorte para você.

  11. O Cristianismo IGNORA o fator humano? Que Absurdo é este? DEUS mandou SEU fiho para nos SALVAR!!! Salvar a humanidade…Cristo sofreu e foi humilhado e morto mesmo sabendo pelo que iria passar POR NÓS!!!! PECADORES!!!
    A matéria sobre superstição é muito clara em dizer que não devemos SUBSTITUIR DEUS. Nós devemos aceitar a SUA PALAVRA e não a nossa vontade.
    Não podemos barganhar com DEUS. Não podemos acreditar que simpatias, outros deuses ou o que quer que seja vai nos ajudar. O Católico sério, que graças a Deus existem aos milhares, entende que DEUS PODE TUDO, ATÉ O IMPOSSÍVEL.
    Acho que vale reforçar que o título da matéria é “CATÓLICO NÃO TEM SUPERSTIÇÂO!” isso vale pra qualquer aspecto em que ele esteja inserido. Agora, se vc não é católica, não tem porque se preocupar com a sua crença ou suas atitudes, já que não é católica.
    Agora, ler a Palavra de Deus, orar o pai nosso, ou ir a Igreja com certeza tem muito mais eficácia do que consultar Búzios ou fazer simpatia. Deus de misericordia infinita entende suas angustias e preocupações e posso lhe dar certeza que Ele não deixa de ouvir nunca as nossas súplicas.

    Ah! Cristianismo ignora o fator humano…Ah! Essa é boa….

  12. Que resposta ridicula…..Você fala como se tivesse provas de tudo que falou, e como se isso fosse verdade universal para todas as pessoas. Tente pensar um pouco e ver que nem todos tem como verdade oque vc tem.

  13. caro Pedro Barros. o cristianismo ignora o fato de sermos humanos e termos nossas necessidade, ja que tudo o que fazemos por instinto é tipo como sujo, imoral.
    qto ao Jesus, nunca foram encontradas evidencias arqueologicas de que sua pessoa existiu (e a biblia nao conta, pois foi completamente modificada ao longo da historia).

    “Nós devemos aceitar a SUA PALAVRA e não a nossa vontade.” qm sabe a vontade de deus ou nao??? qm esta certo? e, mais uma vez, o cristianismo se mostrando anti-humano.

    “Acho que vale reforçar que o título da matéria é “CATÓLICO NÃO TEM SUPERSTIÇÂO!”
    COMO EU JA DISSE. PARA OS NAO CRISTAOS, ESSA HISTORIA DE QUE UM CARA NASCEU DE UMA VIRGEM, MORREU E, 3 DIAS DEPOIS RESSUCITOU, E QUE, SE VC REZAR PRA ELE (OU PRO SUPOSTO PAI DELE), VAI ACONTECER O QUE VC QR, TB É SUPERSTIÇAO.

    “O Católico sério, que graças a Deus existem aos milhares, entende que DEUS PODE TUDO, ATÉ O IMPOSSÍVEL.”
    catolico serio>>>>> hahahahahahahahahahahhaha
    impossivel mesmo é acreditar nessas historinhas mal contadas. e sim, é praticamente impossivel a existencia do seu deus (ou de qlqr outro deus antropomorfico).

    “se vc não é católica, não tem porque se preocupar com a sua crença ou suas atitudes, já que não é católica.”
    eu acredito (hipoteticamente) em horoscopo, umbanda, trevo de 4 folhas, e a materia fala que isso tudo é mentira, superstiçao! ai eu me revolto, pq é tudo verdade! e qm sao vcs pra dizer que é mentira??

    “Agora, ler a Palavra de Deus, orar o pai nosso, ou ir a Igreja com certeza tem muito mais eficácia do que consultar Búzios ou fazer simpatia.”
    so rindo mesmo de tamanha prepotencia.

    “Ah! Cristianismo ignora o fator humano…Ah! Essa é boa….”
    é boa mesmo. acho que vc nao entendeu. qdo eu era catolica, me sentia culpada por estar seguindo meus instintos. é isso que chamo fator humano.
    1. Orgulho;
    2. Inveja;
    3. Ira;
    4. Melancolia;
    5. Avareza;
    6. Gula;
    7. Luxúria;
    sao instintos basicos dos humanos, porem, segundo o catolicismo, sao coisas totalmente proibidas. me diga que vc nunca cometeu pelo menos um dos acima! essa proibiçao se da pelo fato de que qto mais as pessoas sao oprimidas e angustiadas, mais elas recorrem ao divino, aumentando, assim, o poder de influencia das Igrejas.

  14. Porque você tem tanta certeza? E se eu lhe disser que para min, ALÁ é o responsavel por tudo, e não jesus e seus amigos. Qual argumento vc iria usar contra min?

  15. tido*

  16. Shalom Adonai!
    hummm pelo visto aqui está movimentado!!
    também quero deixar meus pontos de vista

    Na minha opinião, o nome do tema é totalmente enganoso. Eu conheço diversas pessoas que se dizem católicas (maioria “católico não praticante” =S) e que fazer diversas simpatias e não tem nenhum senso de culpa ou se sentem erradas por fazerem tais atos.

    Pedro Barros tudo bem??
    eu li em uma de suas postagens sobre “católico serio”, então eu concluo que também existem “católicos não serios” ou “católico brincalhão”.
    Para eu dizer que católico tem superstição eu preciso me basear em algo, bem, vou dar um exemplo:
    São Longuinho e os 3 pulinhos (e gritinhos e naum sei mais o q): Segundo alguns devotos, São Longuinho tinha problemas nas pernas e não conseguia andar direito, logo ele gostaria de ser “honrado” pelas pessoas dando alguns pulinhos (http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=964353). Outros acreditam que isso deve-se a trindade de D-us

    Para mim os 3 pulinhos e gritinhos e sei lá mais o q, são totalmente desnecessários e desconheço qualquer passagem bíblica que defenda tal “homenagem” (a menos que esteja dentro do dogma católico)

    Juliana Gazel tdu bem?!
    Pelo que li, vc deve conhecer a bíblia (afinal vc já foi católica) então acedito que vc vai entender melhor meu ponto de vista.

    “qto ao Jesus, nunca foram encontradas evidencias arqueologicas de que sua pessoa existiu ”
    ………………
    ……….

    HAHHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH
    nossa… ganhei meu dia, estou rindo disso até agora!!
    ok… ok… vc qr fatos históricos que defendam isso certo??
    Segue abaixo alguns links para sua consulta sobre a veracidade de Jesus (preste atenção nas datas para você ver a atualidade dos fatos)

    http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84273-7855-206,00-CSI+JESUS.html

    http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL730858-9982,00.html

    “(e a biblia nao conta, pois foi completamente modificada ao longo da historia).”
    Bem, pelo visto vc desconhece esse assunto, vou tentar te explicar ok!! ^^

    De fato os textos ORIGINAIS não existem mais, o que existe em nossa época são apenas cópias dos textos escritos no passado.
    A bíblia foi escrita basicamente nas seguintes linguas:
    Grego (novo testamento), Ivrit (Torah, Neviim e Kethuvim, ou se achar mais bonitinho, pode chamar apenas de Tanakh) e Aramaico (parte dos livros de Daniel e Esdras).
    O fundamentalismo dos judeu faz com que ele se torne um povo muito zeloso em relação a Torah e os costumes judáicos (que também estão escritos na Tanakh) e eles guardam esses costumes durante séculos.
    Para vc tem uma ideia do tamanho zelo pelas escrituras vou contar alguns fatos que ocorrem dentro do judaismo.
    Cabeça de Tribo: Segundo a Torah, apenas as pessoas que, no demorer de suas gerações, tiverem 100% do sangue da tribo podem ser lideres (sangue puro de Juda, Efraim, Manasses etc…). Graças a evolução genetica, atualmente eles conseguem ter a certeza da linhagem do cidadão atraves de sua cadeia genética.
    Festas!!: Até os dias de hoje são celebrados as festas judaicas que foram estipuladas nas escrituras com os mesmos significados (Purim, Pessach, Shavuot, etc…)
    Nome de D-us: Muitos estudiosos e historiadores acreditam que a verdadeira pronuncia do tetragrama YHWH não existe pq se perdeu-se as vogais para definir a pronuncia correta no nome no decorrer do tempo. Isso é mentira, a pronuncia do nome de D-us é feita somente no Yom Kippur uma unica vez.

    Acho que dá para ter uma ideia da veracidade das escrituras guardada pelo povo Judeu.

    “eu acredito (hipoteticamente) em horoscopo, umbanda, trevo de 4 folhas”
    HIPOTETICAMENTE?!?! como assim?!?! ou vc acredita ou não acredita. Se vc tem dúvida disso apenas mostra a sua insegurança qnto ao assunto!

    “1. Orgulho; 2. Inveja; 3. Ira; 4. Melancolia;
    5. Avareza; 6. Gula; 7. Luxúria;
    sao instintos basicos dos humanos, ”
    Só se forem os seus instintos …. não generalize!!
    Isso é facil de ser questionado. Acredito que esses são os antigos pecados capitais (acho que o Papa mudou, não tenho certeza) mas segundo as escrituras NADA DISSO é considerado como pecado extremo. NÃO EXISTE pecadinho e pecadão, o unico pecado que as escrituras relatam não ter perdão é a ofença / blasfêmia ao Espirito Santo.
    Se vc desse uma lida nas escrituras saberia do que estou falando. Vou usar um exemplo, vamos falar da ira.

    Efesios 4:20-26
    20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
    21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
    22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
    23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
    24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
    25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
    26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

    A ira em si não é pecado, mas sim as conseqüências que a ira pode gerar. Acredito q vc eve ter em mente a passagem que diz “A ira do homem não procede a justiça de D-us”
    A ira do homem é destrutiva, pois pela natureza pecaminosa do coração humano deseja pagar o mau com o mau. O texto escrito nos versiculos acima fala sobre o ensino de Cristo e os resultados de abandonar o velho homem, corrompido pelo engano (antiga natureza pecadora).

    Antes que alguem pense que sou judia, não sou. Para mim nenhuma religião leva ao paraiso (as escrituras não dizem sobre uma “religião salvadora”), mas sim tenho fé Naquele que derramou seu sangue para salvar e dar livre acesso ao Altíssimo.

    em resumo eh isso!!
    bjs para todos

  17. Meus caros irmãos Juliana e Carlos.

    Sinto que o cerne da questão não é necessariamente superstição ou não. Ser pecador ou não. É a simples (ou complexa) questão de aceitar a existencia e autoridade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

    E antes de mais nada é uma experiencia de fé. Fé é um dom de Deus mas que requer nossa atenção para desenvolve-lo. Nossa irmã Juliana se preocupa com pecados mas todos nós somos pecadores.

    Cristo veio com sua mensagem de Amor e compreensão para os pecadores.

    Somente Cristo é sem pecado. Nem os Santos são isentos de pecados. Nem o Papa. Cristo veio para salvar os pecadores e isso inclui voçê também.

    Mas quem é Cristo? Filho de Deus? Mas dizem que existem tantos outros. Porque Ele é o Verdadeiro?

    Como mencionei, a experiencia de fé e amor é o primeiro passo para entender a existencia de Deus. Ou seja abrir o coração para que Deus se revele. Assim como aconteceu com Abraão, o primeiro a se abrir para Deus, também acontece conosco. Vc ama sua mãe? Seu pai? Ou pra quem tiver, seu filho? Então prove. Difícil né?

    Mas buscamos racionalidade nisso tudo. Certo? Como dizia Santo Inacio de Antioquia a razão e a fé são provenientes de Deus e nunca podem ser contraditórias. Históricamente sim existem n fatos que corroboram com a existencia de Jesus e sua boa nova. A pregação dos apóstolos e a Tradição passada de geração em geração. Existem documentos e relatos que comprovam a existencia e veracidade de mais de 2000 anos ou 4000 anos se contarmos a existencia da civilização.
    O judaismo surgiu como revelação de um Deus Único onde ao mandar seu Filho Cristo para salvar TODA a humanidade não excluiu ninguém seja quem acreditava em Alá ou hinduista e etc. Essa é a missão dada aos apóstolos por Cristo. Ide e pregai o evangelho a todas as nações.

    Enfim, é natural procurarmos o que nos preenche, nos torna vivos, sacia nossa angústia ou tira aquele vazio que está lá dentro e eu não sei o que é.

    E a verdade é que nunca me sinto satisfeito. Não sei o que é mas nada me completa totalmente e fico neste circulo vicioso por muito tempo.

    Até se dar conta que o que falta é Jesus Cristo.

    ps.: Orar a Deus, rezar, ir a missa deixa de ser simples superstição (se assim quiser) quando aceitamos que existe algo Maior, mais Poderoso e de Misericordia Infinita. E sabendo disso a prepotencia deve cair por terra porque não estamos falando de homens e suas limitações mas de Deus e seu poder infinito.

  18. Certo….mas….e ai? Essa sua falta pode ser jesus, ok, para outra pessoa pode ser alá, ou mil e uma coisa diferente. Isso não prova que afinal de contas, tudo é apenas uma necessidade de se sentir protegido por alguem maior, independente de quem ele seja? é apenas um remedio para um medo seu.

    não inporta oque você fale, um mulçumano tem tantos argumentos para destruir os seus quanto vc tem para destruir os dele, e assim vale para toda e qualquer religião. você fala como se suas verdades fossem fato obvio e incontestavel que qualquer um que observe se sente obrigado a concordar.

  19. Caro irmão Cremilson e todos os leitores de humilde blog.
    A paz de Cristo e um Natal abençoado.

    Mesmo o assunto da matéria não estar diretamente mencionado entendo que de alguma forma está relacionado a acreditar ou não em Deus, então excepcionalmente vou permitir este “desvio”.
    Irmão Pedro Barros aceite minhas descupas por me antecipar a este comentário.

    Cremilsom (Juliana/Carlos/Pedro)

    A pergunta é se esta busca é necessariamente espiritual.
    Eu acredito que sim. Afinal materialmente é de solução rápida e aquilo que consegui em breve já não serve e busco outra e outra…e assim não consigo nunca preencher este vazio (medo).

    O medo deve ser suplantado por algo maior e não menor. E não pode ser um emplasto, ou algo falso, que não existe, que não tem eficácia, um placebo. Tem que ser algo real, verdadeiro, Maior e Poderoso. E este Medo só é minimizado na experiência de fé.

    Mas como ter certeza que é Cristo? A certeza é parte fundamental na profissão de fé em Cristo. A certeza é incontestável na missão dos apóstolos que pregaram o Evangelho, tanto que se submeteram a muitos percalços para cumprir sua missão. A certeza move meu coração a dar testemunho de Cristo. A certeza que ele com seu amor e misericordia infinita guia os meus passos.

    Não posso dar testemunho de algo que tenho dúvidas se é o correto ou não. Não seria justo. A certeza deve sim fazer parte da minha vida.

    A VERDADE revelada por ELE (não é minha verdade) não é imposta a força. Não é coerção para aceitação. Ninguém é obrigado a aceitar. Ela é de misericordia e amor. Mas como saber que Cristo é a Verdade?

    Testemunho. Cristo enviou seus apóstolos dois a dois para dar testemunho. Abrir o coração para ouvir este testemunho é o primeiro passo. E a partir disto, se sentir tocado, então começar a experimentar a graça e o amor de Cristo.

    A experiencia de fé parte do pressuposto da busca de Deus. Deus se revela a todos basta deixar.

  20. “O medo deve ser suplantado por algo maior e não menor. E não pode ser um emplasto, ou algo falso, que não existe, que não tem eficácia, um placebo. Tem que ser algo real, verdadeiro, Maior e Poderoso. E este Medo só é minimizado na experiência de fé.”
    o seu deus pode parecer real na sua imaginaçao, e , por isso mesmo, nao deixa de ser placebo. afinal, nao sao todos que o sentem.

    “Mas como ter certeza que é Cristo? A certeza é parte fundamental na profissão de fé em Cristo.”
    a verdade é que a duvida é o preço da pureza, e é inutil ter certeza… vc estaria sendo muito prepotente se dissesse que consegue ter certeza absoluta, sendo que nao ha boas evidencias de que a sua crença é a real. por isso mesmo, nao sou adepta de nenhuma religiao, e nao cultuo a nenhum deus, afinal, se eu nao agradar a todos os deuses(segundo seus fieis), eu vou pro inferno mesmo. PQ TANTA CERTEZA?????

    “Não posso dar testemunho de algo que tenho dúvidas se é o correto ou não. Não seria justo. A certeza deve sim fazer parte da minha vida.”
    hã?? pq vcs crentes adoram enfeitar os textos??????

    “A VERDADE revelada por ELE (não é minha verdade) não é imposta a força. Não é coerção para aceitação. Ninguém é obrigado a aceitar. Ela é de misericordia e amor. Mas como saber que Cristo é a Verdade?”
    aham…. MAS se eu nao acreditar vou pro inferto… varias opçoes… nao ha como saber se cristo é a verdade (nao sei exatamente o que vc chama de verdade…), mas nao se aborreça, nenhuma religiao é verdadeira.

    “Testemunho. Cristo enviou seus apóstolos dois a dois para dar testemunho. Abrir o coração para ouvir este testemunho é o primeiro passo. E a partir disto, se sentir tocado, então começar a experimentar a graça e o amor de Cristo.”
    PQ??????? PQ???? VC ACREDITA NO QUE UNS CARAS, HA UNS 2000 ANOS, PODEM VIR A TER FALADO????? ACHO QUE VCS SAO MUITO É INGENUOS.

    “A experiencia de fé parte do pressuposto da busca de Deus. Deus se revela a todos basta deixar.”
    se ele ainda nao se revelou pra mim, é pq eu nao deixei ne??? afff…. PQ O SEU DEUS NAO APARECE DE FORMA CLARA, POSSIVEL DE SER VISTA POR TODOS(DOIDOS E SANOS)?????? ELE GOSTA DE BRINCAR????

  21. “Sinto que o cerne da questão não é necessariamente superstição ou não. Ser pecador ou não. É a simples (ou complexa) questão de aceitar a existencia e autoridade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.”
    como a paula falou, seria muito bom se ele aparecesse de forma clara, de modo que ninguem tenha duvidas… mas ele insiste em nao deixar evidencias de sua existencia, e sem evidencia, sem crença… afinal, vc nao acredita que um trevo de 4 folhar va mudar sua sorte…mas… pq nao???? pq nao foi nao existem evidencias que apontem para tal???

    “Nossa irmã Juliana se preocupa com pecados mas todos nós somos pecadores.”
    eu ?? como assim???? me preocupo:???? to pouco me lixando pro que vc acha ou nao que é pecado ou nao. pra mim “pecado” é fazer mal a outras pessoas, e so. nao fico me culpando por seguir a minha natureza, o que esta impresso nos meus genes.

    “Cristo veio com sua mensagem de Amor e compreensão para os pecadores.”
    como eu ja disse, ele deveria ter sido mais claro, se quisesse que alguem normal o seguisse.

    “Somente Cristo é sem pecado. Nem os Santos são isentos de pecados. Nem o Papa. Cristo veio para salvar os pecadores e isso inclui voçê também.”
    prove que o jesus da biblia existiu, tente achar alguma coisa concreta sobre a vida dele, depois, volte e diga se ele nunca “pecou”.

    “abrir o coração para que Deus se revele”
    … nao seria o mesmo que se convencer de que vc é a reencarnaçao do Nero, ou do Napoleao Bonaparte?????

    “a razão e a fé são provenientes de Deus e nunca podem ser contraditórias.”
    se vc é burro demais pra acreditar em coisas que nunca apresentaram evidencias de que existiram, nao venha me dizer que vc é racional. ou fé ou razao. fe é cega. a razao pede provas.

    o resto do que vc falou=besteira

  22. Ana Clara

    foram encontrados fosseis de um homem que, provavelmente viveu ha 2000 anos na palestia, e haviam sinais de que ele havia sido crucificado… MILHARES DE PESSOAS SE ENCAIXAM NA DESCRIÇAO ACIMA. CONTINUAMOS SEM TER PROVAS DE QUE O JESUS BIBLICO EXISTIU. SE EXISTIU, PODE MUITO BEM TER SIDO UM CARA QUE SE REBELOU CONTRA O IMPERADOR ROMANO, E NAO UM SEMI-DEUS QUE MORREU E RESSUSSITOU COM TRES DIAS DE MORTE.
    eu nao sei se vc sabe, mas a torah se trata apenas do antigo testamento, e o jesus é do novo testamento. a biblia foi completamente na idade media, pelo imperador romano constantino.

    “Graças a evolução genetica, atualmente eles conseguem ter a certeza da linhagem do cidadão atraves de sua cadeia genética.”
    NAO! EU NAO LI ISSO! sim, é possivel fazer testes de dna, MAS É PRECISO DE DUAS AMOSTRAS DIFERENTES, PRA QUE COMPAREMOS UMA A OUTRA E PERCEBAMOS SE ELAS SAO IDENTICAS OU NAO. SEM CONTAR QUE O DNA SE DISPERÇA COM O PASSAR DE GERAÇOES.

    “HIPOTETICAMENTE?!?! como assim?!?! ou vc acredita ou não acredita. Se vc tem dúvida disso apenas mostra a sua insegurança qnto ao assunto!”
    Vc nao sabe o que é hipoteticamente???? SUPOSIÇOES… VAMOS SUPOR QUE EU ACREDITE EM TREVO DE 4 FOLHAS, HOROSCOPO…. ACREDITE MESMO… E VIESSE AQUI RECLAMAR DE VCS, POIS ESTAO DESMERECENDO MINHAS CRENÇAS TAO VERDADEIRAS… FOI ISSO QUE EU QUIS DIZER… NA VERDADE, ISSO TUDO É TAO FALSO QTO O CRISTIANISMO.

    VC TAVA DROGADA QDO ESCREVEU ESSE TEXTO, NE?? CADA COISA SEM SENTIDO… UMA HORA, PARECE TER UMA OPINIAO, DEPOIS JA PENSA O CONTRARIO…

  23. palestina*
    completamente MODIFICADA* pelo imperador romano constantino

  24. … HAHAHAHAHHAHAHAHAH

    vamos por partes….

    “eu nao sei se vc sabe, mas a torah se trata apenas do antigo testamento, e o jesus é do novo testamento”
    a Torah ela a lei, para facilitar sua compreenção, é composta pelos 5 primeiros livros da biblia (genesis, exodo, levitico, numeros e deuteronômio) e SIM, a vinda do Messias já era contata na Torah caso vc não saiba (e pelo visto não sabe pq nunca leu) e foi escrito no primeiro livro da torah (para vc, genesis).

    Outra coisa… apenas para provar q vc naum sabe realmente de nada sobre a biblia e todo o contexto histórico que ela está inserida, as definições e repartições q escrevi (Torah, Neviim e Kethuvim) foram feitas pelos judeus apenas para omitir que Jesus é o Messias, filho de D-us.
    Pelo visto vc é completamente leiga do assunto… com essas repartições das escrituras eles caracterizam a vida de Jesus como um “conto” uma “história”. Os judeus queriam um messias político para libertar o povo da opressão romana (igual os antigos juizes) e não foi o q aconteceu.

    Eu escrevi isso de propósito para saber se vc tinha um pingo de ciencia no que fala e, pelo visto não sabe de nada, apenas se prende em coisas existenciais que se deterioram, depreciam, somem, morrem, ou qqr coisa coisa q pode facilmente ser destruido ou substituido.

    Jesus viveu nesta terra e isto é um fato, até ateu tem plena convicção q Jesus existiu e comprova, não sei como vc ainda consegue ter esse pensamento “não existem provas ou evidências”.

    Para seu conhecimento, pesquise sobre o “Jogos dos Reis”. Isso é um ritual feito pelos romanos oferecendo a vida das pessoas destinadas a cruz aos deuses pagãos e Jesus passou por ele. EXISTEM ESCRITAS SOBRE JESUS TER PASSADO SOBRE ESTE “JOGO”.

    Você se prende a coisas tão superficiais e acredita ser racional por acreditar em coisas “existenciais / fisicas”.

    Até agora contestei seus argumentos baratos dizendo que Jesus não existiu, deturpação da biblia. Me prove você sobre sua crença em horoscopo e trevo d 4 folhas com FATOS que vc tanto preza.

  25. “a vinda do Messias já era contata na Torah”
    e qm disse que o messias verdadeiro é o tal Jesus??????

    “apenas se prende em coisas existenciais que se deterioram, depreciam, somem, morrem, ou qqr coisa coisa q pode facilmente ser destruido ou substituido.”
    ISSO SE CHAMA TERRA, MATERIA, CONHECE?????? tudo é, materialmente substituivel. e espirito, muito provavelmente, nao existe.

    “Jesus viveu nesta terra e isto é um fato”
    nao, nao é um fato. nao existem provas arqueologicas de que o tal jesus, o citado na biblia, existiu. ha apenas suposiçoes…

    “até ateu tem plena convicção q Jesus existiu e comprova”
    hahahahahahahahahahah. alguns podem ate pensar que, provavelmente, como eu ja falei, existiu um cara, de nome jesus (o que nao era muito raro naqla epoca e naqle local), mas nada indica q ele seja o jesus biblico.

    “EXISTEM ESCRITAS SOBRE JESUS TER PASSADO SOBRE ESTE “JOGO”.”
    que jesus? o que foi concebido por uma virgem, andou sobre aguas, multiplicou paes e peixes…???? acho q nao.
    o que acontece é que essas coisas sao muito improvaveis, e nao ha registros concretos de que pessoas as fizeram. e é esse o jesus que eu digo que nao existiu.

    “Me prove você sobre sua crença em horoscopo e trevo d 4 folhas com FATOS que vc tanto preza.”
    eu falei HIPOTETICAMENTE. é logico que, eu nao acreditando em coisas que a ciencia ainda nao comprovou, eu nao acredito em horoscopo (apesar de este ser mais “possivel que o deus judaico-cristao”), e nem em trevos de folhas. pra mim, essas coisas sao tao irreais qto o seu deus ou o seu jesus milagreiro.
    e nao, vc nao contestou, pois nao me provou a veracidade dos milagres dele, e nem que ele ressuscitou depois de 3 dias morto.

    uma pergunta, se me permite:
    pq vc se refere ao deus, jave(jeova), como “D-us”????

    ESPERO QUE TENHA FICADO CLARO.

  26. “possivel”*
    “judaico-cristao”*

  27. A PAZ de Cristo a todos os leitores deste humilde blog católico e um 2009 abençoado por Deus!

    Primeiro quero deixar claro o seguinte ponto, e vale pra todos (Paula Tejando/ Juliana Gazel/Pedro Barros/ Ana Clara):

    Não será aceita ofensas pessoais de qualquer teor nos comentários (palavrões ou coisas correlatas) sendo passivel de exclusão do comentário atual e dos anteriores. Palavras como “burro” “drogado” ou qualquer coisa assim não será tolerada.

    Este espaço é democrático e deve ser utilizado com respeito por todos. É um debate de idéias e não um bate-boca generalizado. Deve ser em torno do tema proposto. Deve ser utilizado de forma saudável e hamoniosa. Lembrando que a opinião de todos será respeitada basta querer ser respeitado.

    Fiquem com Deus.

  28. Juliana Gazel/Paula Tejando.
    A Paz de Cristo esteja com vcs.

    Devo dizer que estou chateado como a duas colocam suas palavras de modo a agredir quem visita este blog. Não entendo tamanha exaltação em suas palavras. E para provar o que? Que os cristãos estão errados? Que Deus não existe? Ou o que?

    Acho que seria importante colocar de forma ordenada os argumentos e não uma verborragia sem fim que acaba não dizendo nada e muitas vezes se contra-dizendo. Afinal estamos discutindo o que mesmo?

    Já foi lembrado isso mas vou repetir: O título da matéria é “católico não tem superstição” onde é muito claro que quem professa a fé católica não pode aceitar práticas que contradizem a fé da pessoa em Jesus Cristo.
    Longe disto fica difícil de incluir,quem quer que seja, descrentes em Deus. Afinal é condição sine-que-non a aceitação de Deus (Jesus) para ser cristão.
    Se não existe esta aceitação então não é possivel professar esta fé. E se não professa a fé , então o campo de discussão é totalmente outro.

    Peço por caridade que contenham os animos pois não é no calor das discussões sem limites que conseguimos aproveitar alguma coisa.

    Além do mais vcs procuraram este espaço e ele está aberto, com certeza, então aproveitem para quem sabe ter algum crescimento espiritual ou intelectual.

    Rogo a virgem maria aos santos e anjos que te protejam e te guardem em Cristo nosso Senhor!

  29. me desculpem qlqr ofensa.
    de qlqr modo, nao considero “drogado” ofensa, pois apenas significa que o tal “drogado” estava falando coisas fora da realidade, e que nao faziam sentido ou se contradiziam.
    me fale onde estao essas contradiçoes em meus comentarios.

  30. Cientificamente, a alma já é comprovada!!
    Pesquise no google e vc vai achar!!

  31. D-us é o Altíssimo, as formas “jave ou jeova” são traduções erradas da pronuncia correta de D-us.

    A parte da tradução errada foi como disse anteriormente, ela é procunciada anualmente e uma unica vez, e não existe o som e nem a vogal E, logo não pode ser jave ou jeova

    Eu escrevo dessa forma (com hifen) respeitando a lei Mosaica (Moises) de “não diras o nome do teu D-us em vão”.

  32. “A fé existe somente para quem a conhece de coração.”

    Realmente crer na ciência com o fato de se provar que Jesus andou sobre a terra é uma parte difícil, mas se ainda não conseguiram provar concretamente, e fujir do que se foi encontrado ou estudado de acordo com a lógica é muito fácil.

    Para os que gostam de ler e tem a cabeça aberta para os estudos segue um link:

    http://www.artigonal.com/religiao-artigos/provas-da-existencia-de-jesus-1004354.html

    “Seria possível a fusão da religião com a ciência?”

    Abraço a todos e fiquem com Deus.

  33. cara tenho muita superstiçao agora dou a minha palavra que nunca mais vou ter

  34. Vocês querem provas concretas da existencia de Jesus Cristo nosso Deus criador e salvador?

    O que vocês acham do mundo em que nós vivemos?
    Será que o mundo não é uma prova concreta? ou vocês acham que tudo isso que sentimos e podemos ver é fruto da nossa mente?
    Será que o mundo não é real? será que nós seres humanos também somos uma ilusão?
    Vocês acreditam na existencia do mundo e na existencia de vocês por que podem ver? vocês acreditam em seus olhos ou no que eles vêem?
    De onde veio o mundo? de onde nós viemos?
    Será que viemos do nada,ou do acaso?
    Será que viemos de uma grande explosão cósmica,que se fez do simples nada ou acaso?
    O nada ou o acaso seriam então o deus de toda criação? isso sim é supertição e também . idolatria, pois atribui poder a outro ser ou criatura que não é Deus.
    Não da para ver ou imaginar ou acreditar em todas essas coisas, e não acreditar na existencia de um ser superior e infinito.
    Jesus Cristo é este ser superior e infinito,o Deus do imposível,criador de todas as coisas,independentemente que eu,vocês ou o mundo inteiro,acredite ou deixe de acreditar,Jesus Cristo é e sempre será a verdade absoluta,o nosso eterno Deus criador e salvador.(JOÃO 1 ; 1,2,3).
    TODOS QUE RECEBEREM JESUS EM SEUS CORAÇÕES SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS…(JOÃO 1 ;12,14).
    PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE (JESUS) CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.(JOÃO 3 ; 16).
    DISSE JESUS:PORQUE ME VISTE,TOMÉ,CRÊSTE,BEM-AVENTURADOS OS QUE NÃO VIRAM E CRÊRAM.(JOÃO 20 ; 29).
    QUEM CRÊ NELE NÃO É CONDENADO MAS QUEM NÃO CRÊ JÁ ESTÁ CONDENADO,POR QUE NÃO CRÊ NO UNIGÊNITO FILHO DE DEUS.(JOÃO 3 ; 18).
    O JUSTO VIVERÁ DA FÉ.(GALATAS 3 ; 11).
    A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE SE ESPERAM, E A PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM.(HEBREUS 11 ; 1 ).
    OLHANDO PARA JESUS, ALTOR E CONSUMADOR DA FÉ, O QUAL PELA ALEGRIA(GOZO) QUE LHE ESTAVA PROPOSTA SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A AFRONTA, E ASSENTOU-SE À DESTRA DO TRONO DE DEUS.(HEBREUS 12 ; 2).
    O QUE É NASCIDO DE DEUS VENCE O MUNDO,E ESTA É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO,A NOSSA FÉ, QUEM É QUE VENCE O MUNDO? SOMENTE AQUELE QUE CRÊ QUE JESUS É O FILHO DE DEUS.( 1 JOÃO 5 ; 4 , 5 )

    Vocês acreditam em livre-arbítrio?
    Este mesmo Jesus e Deus, que me deu o livre-aerbítrio,deu também igualmente a todos vocês,por que ele ama a todos sem distinção.
    Com o livre-arbítrio que Jesus me deu eu decidi com todo o meu coração crêr somente em Jesus Cristo, como única fé, único Deus e Senhor e salvador da minha vida, que me deu a vida eterna se entregando na cruz por mim e por todos que nele crê.
    Eu não posso tomar a mesma decisão por vocês,pois todos receberam do Senhor Jesus o mesmo livre-arbítrio.
    Jesus é o maior e melhor tesouro, e este tesouro é eterno.
    Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração.(MATEUS 6 ; 21)
    Não deixe que as coisas dese mundo sejam o seu tesouro ou o seu deus, como ex:SUPERTIÇÕES, ÍDOLOS,DINHEIRO,… POIS TODAS ESSAS COISAS SÃO PASSAGEIRAS E NÃO TEM NENHUM PODER.
    Mas Jesus Cristo nosso eterno Deus, tem todo poder,somente a ele toda honra,glória,louvor ,adoração e poder para todo o sempre,amém.(APOCALIPSE 4 ; 11 , e 5 ; 12 ,13).

    Um abraço, e que Jesus vos iluminem,amém.

  35. E a agua benta? é o que? bíblica? no way. é superstição.

  36. graças a deus!!!! finalmente alguém entende q católica não adora imagens nem santos, mas sim, vemos nos santos e nos amuletos exemplos e objetos q lembram desses exemplos! !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: