Corpus Christi – A festa do corpo de Cristo presente na Eucaristia

Hóstia

Na próxima quinta feira, 07/06/2007, celebramos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) no mundo todo. A origem vem do século XII e foi instituída pelo então Papa Urbano IV em 1264. Celebrada após a festa da Santíssima trindade e seguindo a passagem bíblica, onde Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia, celebra-se também em uma quinta-feira. Em 1317, o Papa João XXII determinou a procissão em vias públicas.

Vale lembrar que a Eucaristia não é uma representação de Cristo, nem uma alusão a sua vinda. É o próprio Cristo que se faz presente. É neste momento que a fé se manifesta, afinal, ela nada mais é do que crer naquilo que é invisível. “Bem aventurados o que crêem sem ter visto”.

Porém, para os mais descrentes, ainda temos os maravilhosos milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica. A seguir listo os principias:

 

1 – Lanciano – Itália ano 700

Este milagre aconteceu no Mosteiro de S. Legoziano, dos monges de S. Basílio. Foi submetido à análise científica dos Drs. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Aresto e livre docente de anatomia e histologia patológica e de química e microscopia clínica; Dr.Ruggero Bertelli, prof. Emérito de anatomia humana normal na universidade de Sena. Resultados: Relatório de 4 de março de 1971:
a) A carne é verdadeiramente carne.
b)O sangue é verdadeiro sangue.Milagre de Lanciano
c) A carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio, nervo vago).
d) A carne e o sangue são do mesmo tipo AB e pertencem à espécie humana. Obs: é o mesmo tipo de sangue encontrado no Sudário de Turim.
e) Trata-se de carne e sangue de uma pessoa viva, pois que esse sangue é o mesmo que tivesse sido retirado, naquele mesmo dia de um ser vivo.
f) No sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os seguintes minerais: cloretos, fósforos, magnésio, potássio, sódio e cálcio.
g) A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por 12 séculos e expostos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.
Disseram os cientistas aos frades: “E o Verbo se fez Carne!”

2 -Orvieto – Bolsena – Itália – 1263

Jesus tinha pedido à Beata Juliana de Cornillon (†1258) a introdução da festa de “Corpus Domini” no calendário litúrgico da Igreja. O Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, celebra uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, e então, ocorre o milagre: da hóstia consagrada caem gotas de sangue sobre o corporal… O Papa Urbano IV (1262´1264), residia em Orvieto e ordena ao Bispo Giacomo levar as relíquias de Bolsena a Orvieto. O Papa emitiu a Bula Transiturus de mundo, em 11/08/1264, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, seja celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. Em 1290 foi construída a Catedral de Orvieto, chamada de “Lírio das Catedrais”.

3 – Ferrara – 28/03/1171
 

 Aconteceu este milagre na Basílica de Santa Maria in Vado. Propagava´se com perigo a heresia de Berengário de Tours, que negava a Eucaristia. Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotes celebravam a Missa de Páscoa; a Hóstia se transformou em carne, saiu sangue que atingiu o altar, cujas marcas são visíveis ainda hoje. Documentos: Breve do Cardeal Migliatori (1404). ´ Bula de Eugênio IV(1442), encontrada em Roma em 1975. Em Londres, em 1981, foi encontrado um documento de 1197 narrando o fato.

4 – Offida –  Itália – 1273  Ricciarella Stasio – devota imprudente, realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia; esta se transforma em carne e sangue numa dessas sessões. Foram entregues ao padre Giacomo Diattollevi – conservadas até hoje. Há muitos testemunhos históricos.

5 – Sena – Itália – 1330Um sacerdote colocou indevidamente uma Hóstia dentro do seu Breviário para leva-la a um enfermo grave. A Hóstia se liquefez em sangue e molhou as páginas do Livro. Essas páginas são veneradas em Cássia, na Basílica de Santa Rita de Cássia, como “Corpus Domini”.

6 – Turim – Itália – 1453  A igreja e o sacrário da Catedral de Milão foram saqueados e o ostensório de prata foi roubado e colocado em uma carruagem, e levado a Turim. Alí o cavalo parou diante da igreja de S.Silvestre, o ostensório caiu no chão, e levantou´se pairando no ar, com grande esplendor, como o Sol. O bispo Ludovico Romagnano foi chamado. O ostensório caiu no chão e a hóstia ficou pairando no ar. Desceu em seguida dentro de um cálice seguro pelo bispo. Documentos: Atti Capitolari, de 1454 a 1456 e Construção da igreja “Corpus Domini”   7 – Sena – Itália – 1730

Na Basília de São Francisco, em Sena, foram jogadas no chão 223 hóstias consagradas, por ladrões que roubaram a igreja. Foram achadas entre as esmolas e outros papéis. Guardadas não se estragaram. A partir de 1914 foram feitos exames químicos que comprovaram pão em perfeito estado de conservação.

É Obrigação do Católico apostólico romano celebrar esta festa tão bonita e importante de nosso calendário religioso.  

 

 

(Informações tiradas do site www.cleofas.com.br)

Anúncios

9 Respostas

  1. Foi com muita alegria consultei este site .
    Nós os humanos precisamos de termos conhecimentos destes milagres para alimentar a nossa fé eaté esclarecer-mos os que connosco convivem diariamente.
    Gostaria de ser informado, se possível, com mais pormenores, do milagre do ano 700 no Mosteiro de São Legoziano.

    Muito obrigado

  2. Eu keria saber qual eh a relação entre
    a eucaristia i corpus christi por favor
    kero isso pra hoje
    fui..

  3. Muitoo obrigada .. consegui achar direitinho o que eu queria ! =D
    Com isso descobri mais sobre a minha religião ! Adoreii estar participando deste trabalho para saber mais !
    Obrigada !
    Beijos ! •

  4. gostaria de saber o significado de quando vamos comungar e bem na nossa vez a hostia cai no chão.
    espero ansiosa a resposta

  5. Irmã…não tem significado nenhum. Não podemos deixar que fatos cotidianos ou atitudes de pessoas nos controlem. Alguém pode dizer que não era pra vc comungar ou qualquer outra coisa. Mas a verdade é que erros acontecem e por descuido de quem ministrava a distribuição de eucaristia. Seria um sacrilégio sério se a particula no chão não fosse recolhida para futura dissolvição. Ou um erro primário se ela fosse dada como comunhão depois.
    Não se deixe levar por superstições. Nosso Deus e bom demais para se limitar a crendices.
    Fique com Deus.

    • Gostaria de certificar -me ,então sobre essa resposta, que o nosso dever é recolher e comungar com a nossa mão?Ficaria muita agradecida pela resposta,para me sentir melhor ,Muito obrigada .

  6. eu queria saber!
    sobre o pão dos vivos decido dos céus..
    para hoje…. se possivel..
    obrigada….
    paz e bem!

  7. […]  Corpus Christi – A festa do corpo de Cristo presente na Eucaristia […]

  8. Esses milagres acontecem diariamente no SACRIFICIO da Missa.

    Vá a uma Missa Tridentina e sinta a tradição e o verdadeiro Poder de seculos da igreja de Nosso Senhor

    Ad Majorem Dei Gloriam
    Vinicius Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: