Carta aberta ao Jornal da Noite do SBT

Surpreende-me a postura adotada por este respeitado telejornal, acerca da visita do sumo pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, Senhor Bento XVI, ao nosso país. Ao longo dos dias que antecederam a chegada dele, o telejornal do SBT, fez-se polemizar de modo a ridicularizar a doutrina e a fé católica promovendo “debates” e assuntos em temas que tinham como único propósito atacar ferrenhamente a Instituição Católica.

Como dito, supreenda-me que tenha agido desta maneira, pois como telespectador sempre procuro fontes confiáveis de verdade, respeito, ética e profissionalismo. Ora, se por um lado sempre devemos ter discussões e debates saudáveis, também devemos adotar a prática de expor os argumentos de forma democrática. Afinal, entre tantos temas polêmicos, deixou-se apenas a impressão de que a Igreja, que tem mais de 2000 anos, não deva fazer parte deste mundo onde vivemos, ou como sugeriu, um respeitado colega de vocês, ela não faz parte do Estado e portanto não deve se “intrometer” e muito menos “um sujeito como este” visitar-nos com objetivos sociais. Engraçado ele dizer isto pois o Papa também é um chefe de Estado. É obvio que o principal objetivo é a defesa da doutrina e da fé católica, mas também a defesa dos direitos do ser humano.

De fato a Igreja não faz parte do Estado e cabe a ambos responsabilidades diferentes. Graças a Deus! Porém como Instituição moral, a Igreja deve sempre estar envolvida em assuntos de responsabilidades do Estado. Isto é inerente a qualquer pessoa que busca o bem ao próximo.O principal objetivo de uma religião que prega o bem, é justamente, garantir que a vivencia de seus membros está sendo respeitado de acordo com padrões estabelecidos em Leis do Estado.

Dentro da Constituição temos leis que garantem condições mínimas para que a vida seja digna e honrada. A Igreja defende a vida sobretudo de quem não pode se defender. Fato que parece ter sido “esquecido”. Sendo a edição deste Jornal realizada por profissionais sérios e competentes, eu não precisaria dizer que o Estado não é laico.

Na primeira página de nossa constituição está escrito “…com a solução pacífica das controvérsias, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição…”, nada mais justo  e acordado da existência de Deus para a nossa proteção, a Igreja deve expor suas considerações sobre a condução do Estado ao cuidar de algo tão valioso como é o ser humano e a vida. É sempre muito fácil abordar questões onde em detrimento de análises positivas opte-se por abordagens negativas. Realmente não foi feliz por parte do jornal adotar tal decisão editorial.

Assistia regularmente a este Telejornal, porém, fiquei deveras decepcionado por não ter tido uma cobertura imparcial, justa e com respeito. Interessante notar que mesmo em emissoras com postura visivelmente tendenciosas a outras religiões não houve tal “ataque” tendo inclusive, para surpresa de muitos, uma postura diplomática em diversos aspectos. Antes de tudo desejo registrar minha insatisfação com a atitude do Canal SBT e com os profissionais deste Telejornal noturno. Infelizmente não tenho mais o interesse que demonstrava antes para acompanhar as noticias veiculadas neste.

Anúncios

2 Respostas

  1. Lastimável que uma emissora de televisão tá séria de preste de tais posturas. Na verdade ouvi dizer que a direção do SBT passará para a filha do Silvio Santos Silvia Abravanel e ela é protestante das mais fanáticas. Então espere cada vez mais ataques a Igreja católica.

  2. Interessante, pois também fiquei chateada e indignada pelas notícias do jornal da noite do SBT. Vejo agora que não foi só eu! Porém, como conforto, ouvi dizer que o jornal nunca teve tão baixa audiencia como aquela semana. É a resposta do povo que, como dizem, é a de Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: