Nossa Senhora de Guadalupe – Protetora das Américas

 

 Celebrada no México, no mês de Dezembro, o milagre de Nossa Senhora de Guadalupe, ocorrido em 1531, surpreende até hoje pela incrível história. As aparições aconteceram nos primeiros dias de Dezembro. O índio Juan Diego, também conhecido pelo nome nativoNossa senhora de GuadalupeNossa senhora de Guadalupe de Cuautitlan, presenciou um dos mais impressionantes milagres da Virgem Maria. Chamado para o alto de uma montanha, foi agraciado com a tarefa de transmitir a mensagem de Nossa Senhora aos habitantes da região. No primeiro encontro ela disse:

 “Eu sou a Sempre Virgem Maria, Mãe do Deus Vivo por quem nós vivemos, do Criador de todas as coisas, Senhor do céu e da terra. Eu desejo que um templo seja construído aqui, rapidamente; então, Eu poderei mostrar todo o meu amor, compaixão, socorro e proteção, porque Eu sou vossa piedosa Mãe e de todos os habitantes desta terra e de todos os outros que me amam, invocam e confiam em mim” 

Porém o Bispo da cidade não acreditou em Juan Diego, e se fez necessário um sinal para convence-lo do maravilhoso propósito. Sob orientação de Nossa Senhora Diego subiu a montanha, e quando atingiu o topo, ele espantou-se pela variedade rosas de Castilha que haviam brotado bem antes do tempo, porque, estando fora da época, deveriam estar congeladas. O topo da montanha era um lugar impossível de nascer qualquer tipo de flor. Ele voltou imediatamente e entregou as diferentes rosas que havia cortado para a Senhora do Céu, que ao vê-las, tocou-as com suas mãos e as devolveu para Juan. 

No palácio do Bispo, os serventes tentaram ver o que Juan Diego carregava. Ao verem que eram rosas fora de época, ficaram impressionados. Estenderam a mão para as rosas, mas, ao tentar pegá-las, elas pareciam pintadas ou estampadas ou costuradas no tecido. Ao relatarem esse fato ao Bispo, ele compreendeu que Juan Diego carregava a prova desejada.Então, desdobrou seu manto, onde estavam as rosas; quando elas caíram ao chão, apareceu subitamente o desenho da preciosa imagem de Nossa Senhora, como ela é vista até hoje no templo de Tepeyacac, chamada Nossa Senhora de Guadalupe. 

A imagem de Nossa Senhora de GuadalupeNossa senhora de Guadalupe

 Nossa senhora de guadalupe1 – Nossa Senhora está diante de uma Luz Brilhante: os índios veneravam o deus sol. Ela está vestida de sol, o que mostra que Seu Deus é mais poderoso.

2 – Manto Azul: azul era sinal de realeza, virgindade e a cor que as deusas vestiam. As estrelas no manto estão como no céu da noite de 12 de dezembro de 1531. Os índios viviam sob as estrelas e aqui Ela as veste, mostrando que Seu Deus é mais poderoso que as estrelas.

3 -Cabeça curvada: na cultura indígena, os deuses e deusas olhavam diretamente nos olhos para mostrar seu poder e eram representados com olhos grandes. Maria, com Sua cabeça abaixada, mostra que não é um deus ou uma deusa, mas que há um poder maior acima dela.

4 – Lua: os índios veneravam Quetzalcoatl (serpente de pedra), representado por uma lua encrespada. Os pés de Maria estão firmemente apoiados sobre a lua, simbolizando que Ela está esmagando o deus deles.

5 – Coração nas costas da mão: o Coração Imaculado de Maria, como representamos, com chamas. Somente nas aparições de Guadalupe e Fátima esse sinal apareceu, o que mostra que são eventos relacionados.

6 – Chave entre as mãos postas: a oração é a chave para o Céu

7 – Estudos oftalmológicos realizados nos olhos de Maria detectou que ao acercar-lhe luz, a retina se contrai e ao retirar a luz, volta a dilatar, exatamente como ocorre em um olho vivo.
8 – A temperatura da fibra de maguey com a qual está confeccionado o ponche que usou  Juan Diego, mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma de um corpo humano vivo.
9 – Um dos médicos que analizou o ponche colocou seu estetoscópio embaixo do cinto que María possui e escutou batidas que em rítmos se repete a 115 pulsações por minuto, igual a um bebê no ventre materno. Sabe-se que a imagem de Maria representa uma mulher grávida.

10 – Não se descobriu nenhum vestígio de pintura no tecido, nem de pinceladas. Na realidade, há uma distância de 10 décimos de Centímetros da imagem, só se vê o tecido de maguey cru: as cores desaparecem. Estudos científicos não conseguem descobrir a origem da coloração que forma a imagem, nem a forma que a mesma foi pintada. Não se detectou vestígios de pinceladas nem outra técnica de pintura conhecida. Os cientistas da NASA confirmaram que o material que da origem às cores não pertence a nenhum dos elementos conhecidos na terra.
11 – Foi passado um raio lazer no sentido lateral sobre o tecido, descobrindo que a coloração da mesma não está nem na frente e nem no verso, e sim que as cores flutuam há uma distância de 3 décimos de milímetro sobre o tecido, sem tocá-lo. As cores flutuam, sobre a superfície do ponche.

12 – A fibra de maguey que constitui o tecido da imagem, não pode durar mais que 20 ou 30 anos. Há varios séculos se pintou uma réplica da imagem em um tecido de fibra de maguey idêntica, e a mesma se desintegrou depois de varias décadas. Enquanto que, a quase 500 anos do milagre, a imagem de María continua tão firme como o primeiro dia. A ciência não consegue explicar porque a tela nao se desintegrou.
13 -  No ano de 1791, se derrubou acidentalmente ácido muriático no lado superior direito do tecido. Num intervalo de 30 dias, sem tratamento algum, se reconstituiu milagrosamente o tecido afetado. 8. As estrelas visíveis no Manto de María refletem a exata posição que se apresentava o céu do México no dia em que aconteceu o milagre.

14 – Ao se digitalizar a imagem do olho pode-se observar um índio no ato de desdobrar sua tilma perante um franciscano; o próprio franciscano, em cujo rosto se vê escorrer uma lágrima; uma pessoa muito jovem, tendo a mão sobre a barba com ar de consternação; um índio com o torso desnudo, em atitude quase orante; uma mulher de cabelo crespo, provavelmente uma negra, serviçal do bispo; um varão, uma mulher e umas crianças com a cabeça meio raspada; e mais outros religiosos vestidos com hábito franciscano.

15 – Na pupila da imagem de Nossa Senhora pode-se ver  imagem de várias figuras humanas que parecem constituir uma família (incluindo várias crianças e um bebê levado nas costas por sua mãe, como se costumava no século XVI), aparecem no centro da pupila da Virgem, como centro de sua visão. 

Outros sinais representam: o Espírito Santo; Abraão; os Reis Davi e Salomão; o profeta Daniel; a maternidade de Maria; Maria, Mãe de Deus; Natividade de Jesus; apresentação do Menino Jesus no Templo; a Última Ceia; um rosto de duas caras: Judas e o demônio; agonia de Jesus no Horto; flagelação de Jesus; a Cruz; a Sagrada Face. 

 

A origem do nome Guadalupe tem diversas teorias mas a mais aceita, seja a que Nossa Senhora tenha usado a palavra Azteca Nahuatl coatlaxopeuh — que é pronunciado “quatlasupe” e soa extremamente parecido com a palavra em espanhol Guadalupe. Coa siginifica “serpente”; tla, o artigo “a”; xopeuh significa “esmagar”. Assim, Nossa Senhora deve ter chamado a si mesma como “Aquela que esmaga a serpente” — também numa referência ao deus Quetzalcoatl, ou serpente de pedra, ao qual os Aztecas costumavam oferecer sacrifícios humanos. Em 1487, devido a dedicação de um novo templo em tenochtilan, cerca de 80.000 cativos foram imolados em sacrifícios em uma só cerimônia que durou quatro dias. 

 

Fontes :

www.cleofas.com.br

www.sancta.org

paginas.terra.com.br/arte/leiame/Guadalupe.html

About these ads

6 Respostas

  1. felizes somos nos que temos uma mãe tão misericordiosa e preocupada conosco , digamos todos com toda a força dos nossos pulmões ;ave maria cheia de graça , o senhor é convosco bendita és tu entre as mulheres bendtido é o fruto do teu ventre jesus .

  2. Ave madre!
    Nossa Senhora é bendita entre todas, não porque gerou Jesus. Ela gerou Jesus porque já era a mais bendita de todas.
    Ela é o modelo perfeito de Cristão.

    Salve Maria.

  3. perfeição, mulher, doação, mãe e referência também são sinônimos de escolha, dedicação e entrega bendita sempre serás pela nossa fé em vosso filho e senhor nosso. amém.

  4. há oito atrás solicitei o dvd da virgem de guadalupe na cançaõ nova apresentado pelo padre alexandre, e desde então,tenho repassado em comunidades .a grande maioria das pessoas não sabiam da verdadeira historia.seria interessante maior divulgação pela igreja deste incrivel fato.

  5. pouco sei de nossa senhora de guadalupe ,gostaria de receber algumas fitas ou importantes para meu conhecer da mãe um grande abraçs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: